16 de Maio de 2024
16 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 21 de Março de 2024, 15:11 - A | A

Quinta-feira, 21 de Março de 2024, 15h:11 - A | A

sobrecarga em Sorriso e Cuiabá

Secretário de Saúde terá que explicar colapso em hospitais do norte de MT

Secretário de saúde terá que explicar colapso nos atendimentos às urgências ortopédicas em hospitais da região norte

Adriana Assunção & Angelica Gomes/VGN

O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, terá que explicar à Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT) o colapso nos atendimentos às urgências ortopédicas em hospitais da região norte. A convocação foi aprovada na sessão ordinária dessa quarta-feira (20.03).

O deputado Lúdio Cabral (PT), presidente da Comissão de Saúde da Casa de Leis, afirmou que a paralisação nos atendimentos ortopédicos dos hospitais regionais de Colíder, Alta Floresta e de Sinop, sobrecarrega o Hospital Regional de Sorriso e de Cuiabá.

Além do secretário, também foram convocados, os diretores dos Hospitais Regionais de Alta Floresta, Colíder, Sinop, Sorriso, Hospital Metropolitano, Hospital Estadual Santa Casa, Hospital Regional de Rondonópolis e Hospital Regional de Cáceres.

Os profissionais terão que prestar esclarecimentos acerca dos problemas na interrupção da oferta de serviços de saúde, em especial ortopedia e neurocirurgia, rompimento de contratos com profissionais médicos especialistas e atrasos no pagamento dos serviços médicos.

“Não tem sentido, dezenas de pessoas internadas com fratura, inclusive fratura exposta lá no Hospital Regional de Colíder, sem assistência, desassistidos. Então, esse é o problema mais agudo, o mais grave é a falta de atendimento em ortopedia numa região que tem uma incidência alta de emergências ortopédicas, de urgências e de emergências ortopédicas, declarou Lúdio, em entrevista à imprensa ao .

O deputado manifestou também sobre a situação da UTI neonatal e pediátrica de Colíder, que está fechada há quatro meses, sem solução por parte do Estado. “Vamos apresentar esse requerimento para convocar o secretário aqui para que o Estado apresente esclarecimentos e definir os encaminhamentos que vão ter para que isso seja resolvido.”

Já o deputado estadual Dr. João (MDB) sugeriu convite ao secretário e aos gestores, administradores e diretores dos hospitais para comparecerem já na próxima semana. Contudo, o requerimento de convocação estabelece o comparecimento no dia 2 de abril de 2024, às 08h, na Sala das Comissões.

“A situação da ortopedia está colapsando em toda região do norte. Todos os pacientes estão sendo indicados para Sorriso, para outra cidade circunvizinha, e principalmente para Cuiabá. Então, queremos convidar o secretário de Saúde e todos os diretores do Hospital Regional para que na próxima terça-feira compareçam na Comissão de Saúde”, declarou Dr. João.

DENÚNCIA DE VEREADORES

Consta do requerimento de convocação, que em 19 de março de 2023 durante a 8ª Reunião Extraordinária da Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social, foram debatidas as denúncias encaminhadas por vereadores da Câmara Municipal de Colíder e vereadores da Câmara Municipal de Sorriso e por usuários do SUS, acerca dos graves problemas enfrentados nos atendimentos às urgências ortopédicas em hospitais da macrorregião norte, devido à paralisação nos atendimentos ortopédicos dos hospitais regionais de Colíder, Alta Floresta e Sinop, sobrecarregando o serviço no hospital regional de Sorriso e, causando prejuízo no atendimento às situações de urgência e emergência da população que depende desses serviços, sobretudo nas situações de traumas e agravos que exigem o atendimento especializado em ortopedia e neurocirurgia. 

“Vê-se a partir dos conceitos que nos casos de emergência há risco iminente de interrupção da vida ou sofrimento muito intenso quando o paciente necessita de intervenção médica clínica ou cirúrgica ortopédica e/ou de neurocirurgia, não obtendo êxito em suas regiões, tendo que permanecer em pronto atendimento ou pequenos hospitais em seus municípios aguardando na fila de regulação por vagas no Hospital regional de Sorriso ou sendo transferido para atendimento em Cuiabá, que por sua vez já apresenta há anos uma sobrecarga na rede de atenção hospitalar e ambulatorial”, cita trecho da justificativa.

Leia também: Vereador diz que músico agredido por policial sofreu violência por ser pobre: “se fosse rico não faria”

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760