13 de Maio de 2024
13 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quarta-feira, 12 de Março de 2014, 15:03 - A | A

Quarta-feira, 12 de Março de 2014, 15h:03 - A | A

Denúncia

Secretaria de Educação de Mato Grosso está a serviço do PT, acusam deputados

De acordo com os parlamentares, a gestora vem fazendo uma política de interesse à frente da pasta e deixando de fazer política pública de Educação.

por Lucione Nazareth/VG Notícias

Deputados de Mato Grosso utilizaram a tribuna da Assembleia Legislativa, na sessão plenária da manhã desta quarta-feira (12.03) para criticar a secretária estadual de Educação, Rosa Neide Sandes. De acordo com os parlamentares, a gestora vem fazendo uma política de interesse à frente da pasta e deixando de fazer política pública de Educação.

Segundo o deputado Dilmar Dal’ Bosco (DEM), há muito tempo a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) demonstra fazer política voltada ao interesse próprio do secretário que administra a pasta, já que segundo o parlamentar, isso ocorre porque sempre está sendo comandada por pessoas de um determinado grupo ligado ao Partido dos Trabalhadores (PT).

“A Secretaria está desta forma porque há muito tempo está sendo comandada por um grupo do PT. Sai Ságuas entre Rosa Neide, sai Rosa Neide entra Ságuas é assim que a Secretaria é comandada. Eles só sabem defender os próprios interesses e não focam no trabalho voltado ao interesse dos estudantes do nosso Estado, é por isso que as escolas estaduais estão abandonadas. É triste, mas todas as escolas estaduais de Mato Grosso são uma vergonha”, declarou Dilmar Dal’ Bosco.

O democrata disse que o jogo de interesse na pasta é tão absurdo que até para arrumar vaga em escola pública os pais dos alunos tem que ter um ‘QI’ (Quem Indica) ou um ‘padrinho político’, caso contrário eles não consegue matricular os filhos na rede estadual de Educação.

“Temos notícias que em uma escola estadual de Sinop, para matricular o seu filho da 1°série a 7°série, os pais precisam ter um ‘QI’ dentro da escola ou um ‘padrinho político’ para conseguir arrumar uma vaga. Isso é um absurdo. Não podemos permitir que isso aconteça em Mato Grosso. Envergonha a maneira que estão administrando a Educação no Estado”, disse o deputado.

Denúncia – O deputado Emanuel Pinheiro (PR) também criticou a forma que a secretária Rosa Neide administra a pasta - e a acusou de perseguir politicamente o diretor da escola municipal Professor Ranulpho Paes de Barros, localizada no bairro Santa Izabel, em Cuiabá.

Segundo o parlamentar, a secretária teria enviado um documento à escola para que a instituição encerrasse imediatamente as turmas noturnas, obrigando os estudantes do bairro a caminharem cerca de 2 km até a escola estadual Professor Antônio Epaminondas, no bairro Baú.

“Isso está ocorrendo porque o diretor da escola Ranulpho era do PT, chegou até presidir o diretório municipal da sigla, mas agora deixou o partido juntamente com a senadora Serys e ir para outro partido, no caso o PTB, e agora simplesmente está sofrendo perseguição. Essa coisa de acabar com o período noturno é uma manobra da pasta, que é comandada pelo PT, para se vingar deste diretor. A briga é institucional, mas que está pagando por isso é os mais de 600 alunos da escola. Isso tem que mudar. Esse tipo de coisa não tem como tolerar”, declarou o deputado se mostrando revoltando com o fato.

Em defesa de Rosa Neide, o deputado Alexandre César (PT) disse que o período noturno acabou na escola Ranulpho porque o convênio – que possibilitava as aulas no período da noite -, se encerrou, além de negar qualquer atitude de perseguição contra o diretor da escola.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760