26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quarta-feira, 15 de Maio de 2013, 08:30 - A | A

Quarta-feira, 15 de Maio de 2013, 08h:30 - A | A

Especial 146 anos

Saudosismo e Esperança; Sarita Bacat, Jaime Campos e Júlio Campos comparam Várzea Grande do passado com a do presente

por Rojane Marta/VG Notícias

Aos longos de seus 146 anos de fundação, Várzea Grande teve “filhos da terra” que se destacaram no cenário político mato-grossense e nacional. Estes líderes políticos ajudaram a transformam Várzea Grande em uma “Cidade Industrial”.

A “guerreira” Sarita Baracat (PMDB), foi a primeira e única prefeita de Várzea Grande e ainda, leva o titulo de primeira vereadora do município e segunda deputada estadual de Mato Grosso.  Já os irmãos Jaime e Júlio Campos começaram a Cida política na cidade e conseguiram se destacar no cenário político nacional.

Esses três políticos, que marcaram a história de Várzea Grande, fazem um comparativo entre a cidade do passado e do presente. Confira a opinião de cada um deles:

Ex-prefeita Sarita Baracat - Filha de pais sírios, Sarita Baracat de Arruda nasceu em Várzea Grande no dia 29 de dezembro de 1930. Veja o que ela vivenciou no passado e a esperança para o futuro:

“Várzea Grande precisa de um prefeito que tenha amor por essa terra. É necessário ter paixão pela terra e honestidade – é fundamental ser honesto. Quando fui prefeita contribui para o desenvolvimento da cidade, investi na Educação e no Esporte. Na minha época, Várzea Grande era o município mais alfabetizado do Estado de Mato Grosso, com 97% da população várzea-grandense alfabetizada. Era um município industrial, pois apoiei a vinda das empresas para a cidade, por meio de incentivos fiscais e ainda doações de áreas. No meu terceiro ano de mandato, Várzea Grande explodiu industrialmente, 26 empresas vieram se instalar aqui. É lamentável ver a cidade na situação em que se encontra. Para Várzea Grande voltar a se desenvolver, é fundamental ter um diálogo com a população. Os gestores se afastaram da sociedade, e isso não pode. Mas espero e acredito que Várzea Grande vai melhorar e muito, principalmente quando terminar a implantação do VLT e concluir as demais obras da Copa. Espero que o atual prefeito faça o melhor para a minha terra”.

Senador Jaime Campos (DEM) - Filho de político, iniciou na política pela Arena ajudando o irmão Júlio Campos em suas campanhas eleitorais. Em 1982 elege-se pela primeira vez prefeito de sua cidade natal, Várzea Grande, pelo então PDS. Em 1990, já pelo PFL, elege-se governador de Mato Grosso. Em 1996 é eleito novamente a prefeitura de Várzea Grande, reelegendo-se em 2000.Atualmente cumpre seu primeiro mandato como senador da República. Foi eleito em 2006 com 61% do votos válidos. Veja o que Jaime declarou sobre a Várzea Grande do passado e a do presente:

Na minha época, como prefeito de Várzea Grande, o que nos nutria era a esperança de uma cidade que encontrasse o pleno desenvolvimento econômico e humano. Trabalhei duro para isso. Realizei muitas obras, na expectativa de que elas pudessem dar suporte para o progresso desta cidade. No passado, as pessoas eram mais otimistas e confiantes. Elas me ajudaram a administrar o município. Sempre tive uma atitude franca e direta com a nossa população. Acredito que o passado e a índole generosa e altiva de nosso povo ajudaram a construir esta grande cidade que vemos hoje. Espero que os futuros gestores tenham o mesmo compromisso público que tivemos. Várzea Grande não é apenas um lugar para se viver, é um estado de espírito, uma transição entre um passado de harmonia e paz, com um futuro de grandes transformações. Precisamos encontrar o equilíbrio entre o que somos e o que queremos ser – porque, na verdade, nós buscamos sempre o melhor para nossas famílias”.

Deputado federal Júlio Campos (DEM) - Nasceu de pais políticos de Várzea Grande, que inclusive o pai de Júlio tornou prefeito da cidade nos anos 50. Tornou-se prefeito de Várzea Grande de 1973 até 1977. Em 1979, foi eleito deputado federal. Em 1982, renunciou o mandato para concorrer eleição direta ao governador do Mato Grosso, permanecendo até 1987, quando voltou ser eleito deputado federal. Em 1991, foi eleito senador. Em 2010, se candidatou a Deputado Federal, conseguindo se eleger. Veja o relato do deputado sobre Várzea Grande e sua expectativa para o futuro:

“Quando fui prefeito, há 40 anos, Várzea Grande era uma cidade de apenas 15 mil habitantes, ou seja, menos de 10% do que tem hoje, e era um pequeno dormitório de Cuiabá. Mesmo sendo jovem, com apenas 25 anos, consegui transformar Várzea Grande em uma cidade industrial. Na minha gestão, Várzea Grande dobrou sua população, foi para 35 mil habitantes, pois criei incentivos para indústrias se instalarem aqui – com isso aumentou a geração de emprego e renda. Reorganizei a cidade, abri vários bairros, incentivamos a vinda de grandes empresas para o município. Reurbanizei Várzea Grande, pois era uma cidade muito mal traçada. A receita de Várzea Grande triplicou na minha gestão, em dois anos o município era um dos que mais crescia em Mato Grosso, em termos de viabilização financeira. Minha administração marcou a história de Várzea Grande – e justamente pela minha dedicação, e por ter transformado Várzea Grande, é que quando deixei a prefeitura do município e disputei uma vaga na Câmara Federal fui eleito o deputado mais bem votado de Mato Grosso. E, logo depois, eleito governador de Mato Grosso. Tenho a consciência que cumpri o meu papel, assim como acredito que todos os prefeitos que me substituíram deram sua contribuição ao crescimento de Várzea Grande. É uma pena que nos últimos oito anos Várzea Grande fico estagnada, deu uma parada. Espero que o atual prefeito faça uma boa administração e, mesmo sendo opositores, estamos prontos para colaborar, pois aqui é minha terra natal, aqui é onde minha família constituiu patrimônio há mais de 200 anos, pois os Campos foram uma das primeiras pessoas a serem registradas no cartório de Várzea Grande’.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760