26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Segunda-feira, 31 de Dezembro de 2012, 13:29 - A | A

Segunda-feira, 31 de Dezembro de 2012, 13h:29 - A | A

Retrospectiva 2012

Relembre os principais fatos de 2012 em Várzea Grande

O ano de 2012 em Várzea Grande foi marcado por diversos acontecimentos, mas esses, com certeza abalaram a população local, e é por isso, que o VG Notícias, relembra os fatos para você.

por Thaiza Assunção/VG Notícias

Acidentes, crimes, eleições municipais, escândalos políticos, crise econômica, descaso na educação, saúde e saneamento básico. O ano de 2012 em Várzea Grande foi marcado por diversos acontecimentos, mas esses, com certeza abalaram a população local, e é por isso, que o VG Notícias, relembra os fatos para você.

Iniciaremos nossa retrospectiva, com um trágico acidente, que deixou como vítimas, o secretário de Cidades do Estado e ex-vice-prefeito de Várzea Grande, Nico Baracat, o assessor e ex-secretário de Habitação do município, Aparecido Reginaldo Rodrigues e o motorista do veículo, soldado Juvelino Carvalho Garcia.

O acidente aconteceu em 16 de junho de 2012, na BR-163, a 50 quilômetros da cidade de Nova Mutum, a 269 quilômetros da capital. Os três estavam em uma caminhonete S-10 e seguiam de Lucas do Rio Verde para Cuiabá e o acidente envolveu uma carreta bitrem carregada com milho e outro caminhão tanque.

O corpo de Nico, Aparecido e Juvelino foram velados no Salão de Conferência da Igreja Nossa Senhora do Carmo, no Centro de Várzea Grande. Várias autoridades políticas estiveram presentes para dando o último adeus às vítimas.

Somente em 2012, 236 pessoas morreram vítimas de acidentes nas rodovias de Mato Grosso. Os dados são da Polícia Rodoviária Federal de Mato Grosso.

Outro fato que revoltou a população várzea-grandense todos os dias é a insegurança. De acordo com dados da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP)140 pessoas foram assassinadas em Várzea Grande em 2012. As operações da Polícia Militar do município não foram suficientes para diminuir o índice, comparado a 2012, que registrou 125 assassinatos.

Política: Começaremos este tema com a gestão do ex-prefeito da cidade, Sebastião dos Reis Gonçalves- Tião da Zaeli (PSD). Zaeli assumiu a prefeitura de Várzea Grande em agosto de 2011, após o juiz da Terceira Vara Especializada de Fazenda Pública, Onivaldo Budny cassar o prefeito, Murilo Domingos (PR) por improbidade administrativa.

Tião da Zaeli esteve à frente da Prefeitura por um ano e dois meses. Nesse período o socialista enfrentou grande rejeição da sociedade, pois “herdou” uma prefeitura cheia de problemas.

Mesmo assim, Tião conseguiu recuperar o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para obras de saneamento básico, construiu novas creches, reestruturou o Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS) dos servidores da área de Saúde e Educação, realizou o concurso público municipal e empossou parte do aprovados, trouxe grandes empresas para o município, como a Lojas Havan e Supermercado Extra, criou o Centro de Especialidades Médicas (Postão) e retirou o alvará para construção do Shopping Center de Várzea Grande.

No entanto, após amargurar a derrota nas eleições municipais, Tião da Zaeli "jogou" a toalha, encerrou sua carreira política e entregou a Prefeitura nas mãos de Maninho de Barros. A decisão foi por conta da denúncia oferecida pelo ex-procurador do município, Antônio Carlos Kerting Roque. Na acusação, consta que Tião não teria se desincompatibilizado da administração de suas empresas em 2009 para assumir o cargo de vice-prefeito.

‘Falando’ sobre eleições.  A eleição municipal em Várzea Grande foi a mais acirrada dos últimos tempos. Os três principais candidatos: Lucimar Campos (DEM), Sebastião dos Reis Gonçalves - Tião da Zaeli (PSD) e Walace Guimarães (PMDB) disputavam voto a voto. Edson Ribeiro (PPL) e Milton Dantas (PSOL) também disputou o pleito sem brilho, mais como “atirador”.

Candidato à reeleição, Tião da Zaeli, possuía a máquina pública nas mãos. Ele assumiu da Prefeitura após uma ação judicial que afastou do cargo o prefeito Murilo Domingos (PR). Tião esteve por um ano e dois meses à frente do executivo municipal, e nesse período foi muito criticado pela população, pois Murilo Domingo, na palavra popular, abandonou as principais áreas públicas do município, a saúde, a educação, a segurança e o saneamento básico, e Tião acabou assumindo a culpa.

Novata, Lucimar Campos (DEM) contava com o apoio da tradicional família política da cidade, a família Campos. Esposa do senador Jaime Campos, que por três mandatos (1983/88, 1987/2000, e 2001/2003) comandou o município, e cunhada do deputado federal Júlio Campos que esteve à frente executivo municipal de 73 até 77, ambos os ex-governadores do Estado, a democrata possuía eleitores fieis e durante toda campanha  liderou a intenção dos votos.

Amparado pelo  Governo do Estado e Federal, o deputado estadual, Walace Guimarães disputou  pela segunda vez o pleito municipal. Em 2004, Walace concorreu a prefeitura pelo PFL – atual DEM, e conquistou 449.525 votos, derrotado por Murilo Domingos. Em 2008, Walace pretendia novamente disputar a Prefeitura da cidade, mas teve seu plano de candidatura minada por Júlio Campos. Júlio Campos acabou derrotado pelo candidato à reeleição, Murilo Domingos. Tempo depois, Walace desfilou-se do democratas e filiou-se ao PMDB, partido que o ajudou a conquistar a eleição tão almejada.

Durante a campanha, os candidatos participaram de arrastões, carreatas, entrevistas em programas televisivos, reuniões com eleitores, debates em emissoras de rádio, televisão e até em faculdades, com a finalidade de chegar a diversos tipos de eleitores.

O alvo principal de ataques dos candidatos foi a democrata, Lucimar. A democrata foi atacada de todas as formas, em programas eleitorais, no debate transmitido pela TV Cuiabá no dia 16 de setembro, o qual a candidata não compareceu. Nos comícios e nas redes sociais,  Lucimar foi chamada pelos seus adversários de despreparada. Ela ainda carregava a culpa de todas as mazelas que existem na cidade, por fazer parte da família Campos que por quase 40 anos foram detentores do poder em Várzea Grande.

Walace também não foi poupado, muito menos o atual prefeito e candidato à reeleição, Tião da Zaeli. Os dois foram afetados pelos famosos panfletos apócrifos. Um deles, intitulado: “Uma imagem vale por mil palavras”, demonstrou uma foto com os dois candidatos, blindando com o ex-prefeito do município Murilo Domingos. A imagem mostra uma comemoração da vitória em 2008 de Murilo Domingos (PR), no Pantanal mato-grossense, junto com companheiros políticos na época, como: Tião da Zaeli, Walace, Emanuel Pinheiro (PR), entre outros. No panfleto, a foto trazia a seguinte legenda: “Walace, Murilo e Tião da Zaeli bebem e comemoram juntos as conquistas políticas e os grandes negócios. Eles fazem barulho em Várzea Grande e estão sempre juntos. Só se dividem para enganar o povo”.

Já na segunda foto utilizada para denegrir os candidatos, Tião aparece junto com sua esposa Mirian, e a esposa do candidato Walace, ex-secretária de Saúde do município, Jaqueline Guimarães (PHS), que está vestida com uma camisa, na época, de apoio a Murilo Domingos. A legenda da foto dizia que “Jaqueline, vestiu a camisa de Domingos e foi secretária de Saúde de sua gestão e responsável pelo caos na saúde da cidade”.

No mais, os candidatos afirmavam que pretendiam resolver todos os problemas da população, como a saúde, infraestrutura, saneamento básico, educação, segurança, lazer, turismo, entre outros.

O resultado surpreendeu, já que desde o início, as pesquisas apontavam a democrata liderando a intenção de votos. Diante da totalização dos votos, constatou que Walace estava lado a lado de Lucimar, saindo vitorioso com uma diferença de apenas 3.052 votos. O resultado apontou ainda, que diferente do divulgado nas pesquisas de intenção de voto, Tião da Zaeli não tinha tanta rejeição, já que conseguiu 41.272 votos, tendo uma diferença de 6.066 votos para o prefeito eleito e apenas 3.214 votos da segunda colocada, Lucimar Campos.

Polêmicas pós-pleito

Dias depois da eleição o deputado federal Júlio Campos (DEM) acusou o prefeito eleito Walace Guimarães e Tião da Zaeli de comprar votos dias antes a eleições, sendo este o fator determinante para a derrota da democrata. O deputado afirmou que a compra de votos feitos pelos candidatos, fez com que o resultado das eleições fosse contrário com as das pesquisas que havia sido divulgado pelos institutos, que apontavam Lucimar na frente da corrida do executivo.

Se não bastasse às confusões durante a campanha, cinco eleitores foram impedidos de votar no dia do pleito, em razão de terceiras pessoas já terem votado em seus lugares. Dez dias após as eleições, moradores do bairro Capela do Piçarrão encontraram dois pacotes de títulos de eleitores e identidades falsificados em um córrego. Além disso, a coligação “União Democrática e Social” da candidata Lucimar Campos, apresentou documentos que supostamente apontavam que mais de 100 eleitores falecidos tiveram os votos computados nas urnas.

No entanto, a tese apresentada pela coligação foi rejeitada pela juíza da 49ª Zona Eleitoral do município, Marilza Vitório. Em sua decisão, a magistrada destacou que solicitou informações aos cartórios eleitorais para certificar se as pessoas falecidas, apontadas pelos advogados da coligação, Antonio Kersting Roque e Garcez Toledo Pizza -, de fato tiveram seus títulos de eleitores usados no pleito eleitoral. Porém, constatou que não houve contabilização dos votos desses eleitores falecidos.

Gestão Maninho de Barros: Após  a renúncia de Tião da Zaeli, o vereador e ex-presidente da Câmara de Vereadores, Antonio Gonçalves Pedroso de Barros – o Maninho de Barros (PSD) assumiu a Prefeitura da “Cidade Industrial”. Maninho é o quarto prefeito do município, em quatro anos.

Durante a gestão de Maninho, vários servidores públicos foram exonerados. As demissões visaram enxugar a máquina pública e causaram transtorno na área de Educação e Saúde. Além disso, a população sofre com acúmulo de lixo e falta de infraestrutura.

Morte de Isabel Campos: A ex-primeira-dama do Estado de Mato Grosso e de Várzea Grande, Isabel Pinto de Campos, faleceu no dia 1 de dezembro, por volta das 17h30, em Cuiabá. Ela tinha 66 anos e era casada com o deputado federal pelo estado, Júlio Campos. Desde 2005 tratava de um câncer, que comprometeu primeiramente o ovário, mas espalhou-se por outros órgãos.

Mesa Diretora: As eleições para presidente da Câmara Municipal de Várzea Grande estão “causando” neste fim de ano o maior reboliço. Os parlamentares do PSD e do DEM foram enquadrados pelos partidos a votar no vereador Wanderley Cerqueira (PSD). No entanto, os vereadores garantem apoio condicional ao novato parlamentar, médico Waldir Bento (PMDB) da base aliada do prefeito, Walace Guimarães.

Muita água ainda vai rolar em Várzea Grande. E a equipe do VG Notícias tem o compromisso de trazer todos os fatos em primeira mão para você eleitor. Desejamos a todos um maravilhoso ano novo. Boas festas!!!

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760