Os produtores rurais de Mato Grosso têm até esta segunda-feira (11.12) para atualizar o cadastro de estoque do rebanho no Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea). O não cumprimento até a data estabelecida pode resultar em multas de até R$ 6 mil.
Embora Várzea Grande já tenha atingido 100% de atualização, o Estado ainda não alcançou as metas esperadas. O prazo, inicialmente até 30 de novembro, foi prorrogado devido à baixa adesão.
Danilo Ribeiro do Couto, fiscal do Indea em Várzea Grande, mencionou ao , que a cidade industrial e áreas próximas promoveram uma campanha interna com voluntários, alcançando comunidades mais distantes. Isso visava auxiliar produtores que, por razões logísticas ou falta de conhecimento, enfrentavam dificuldades na atualização do cadastro.
A importância dessa atualização, segundo Danilo, reside no controle que a instituição busca sobre a população bovina, suína e de aves no Estado. Conforme ele, o cadastro permitirá ao órgão desenvolver medidas preventivas e políticas públicas para combater possíveis doenças, preservando a economia estadual.
Até sexta-feira (08.12), alguns municípios, como Nossa Senhora Livramento, Rosário Oeste, Poconé, Nobres, Chapada dos Guimarães, Santo Antônio do Leverger, Cuiabá, Acorizal, Barão de Melgaço, Planalto da Serra e Nova Brasilândia, ainda não haviam realizado a atualização, conforme dados do sistema do Indea.
Leia também - Fávaro é contra flexibilizar transporte de aves silvestres no Brasil: “Risco para exportação de carne de frango
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).