O presidente do Partido Progressistas (PP), senador Ciro Nogueira (PI), pediu nesta segunda-feira (28.07) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) negocie diretamente com os Estados Unidos para evitar a tarifa de 50% que o governo americano vai impor a produtos brasileiros a partir de 1º de agosto.
Em publicação nas redes sociais, Ciro Nogueira afirmou que a cobrança não é por rivalidade política, mas sim pelo interesse do Brasil. Segundo ele, Lula deve ligar para o presidente americano Donald Trump e tentar negociar a tarifa, mesmo que não acredite no sucesso.
Ele lembrou que outros países, como União Europeia, Japão, Reino Unido, China e Filipinas, já fecharam acordos com os EUA, evitando tarifas altas, porque seus líderes agiram com pragmatismo. Para Ciro, não ligar para Trump seria um erro grave e poderia ser visto como postura ideológica, e não defesa do Brasil.
“Presidente Lula, não é humilhação ligar para o presidente dos EUA. É obrigação. Sobretudo quando se trata de defender o interesse nacional dos brasileiros. O “cara” ligaria para Trump. Não cometa esse erro histórico”, escreveu o senador.
Presidente Lula, aqui não fala um opositor político. Fala um brasileiro, representante do povo brasileiro. Há indicações claras de que o presidente Trump irá tarifar o Brasil em 50%. É seu dever ao menos telefonar para a Casa Branca antes e, mesmo sem acreditar, tentar cumprir o…
— Ciro Nogueira (@ciro_nogueira) July 28, 2025
Leia Também - Diante do tarifaço dos EUA, Lula propõe diálogo, mas avisa: “soberania não se negocia”
Siga o Instagram do VGN: (CLIQUE AQUI).
Participe do Canal do VGN e fique bem informado: (CLIQUE AQUI).