O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste domingo (27.07) que o Brasil continuará buscando uma solução por meio do diálogo em relação ao tarifaço de 50% anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. No entanto, deixou claro que não abrirá mão da soberania nacional.
A medida, considerada unilateral, foi criticada com firmeza pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Segundo nota divulgada pela pasta, o governo brasileiro, por orientação direta de Lula, tem adotado uma postura de negociação baseada em argumentos técnicos e livre de contaminação política ou ideológica.
“Reiteramos que a soberania do Brasil e o Estado democrático de Direito são inegociáveis. No entanto, o governo brasileiro continua e seguirá aberto ao debate das questões comerciais”, diz o comunicado.
Ainda de acordo com a nota, o Brasil espera preservar a relação histórica com os Estados Unidos, destacando que os dois países mantêm uma parceria econômica robusta há mais de 200 anos.
“O governo brasileiro espera preservar e fortalecer essa parceria, assegurando que ela continue a refletir a profundidade e a importância de nossos laços.”
A nova tarifa adotada pelos EUA tem gerado preocupação entre exportadores brasileiros e setores da indústria.
Leia Também - Vice-presidente da CRE do Senado vai aos EUA negociar tarifas comerciais
Nota Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços
Desde o anúncio das medidas unilaterais feito pelo governo norte-americano, o governo brasileiro, por orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, vem buscando negociação com base em diálogo, sem qualquer contaminação política ou ideológica.
Reiteramos que a soberania do Brasil e o Estado democrático de Direito são inegociáveis. No entanto, o governo brasileiro continua e seguirá aberto ao debate das questões comerciais, em uma postura que já é clara também para o governo norte-americano.
O Brasil e os Estados Unidos mantêm uma relação econômica robusta e de alto nível há mais de 200 anos. O governo brasileiro espera preservar e fortalecer essa parceria histórica, assegurando que ela continue a refletir a profundidade e a importância de nossos laços.
Siga o Instagram do VGN: (CLIQUE AQUI).
Participe do Canal do VGN e fique bem informado: (CLIQUE AQUI).