15 de Maio de 2025
15 de Maio de 2025

Editorias

icon-weather
15 de Maio de 2025
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 07 de Janeiro de 2021, 14:40 - A | A

Quinta-feira, 07 de Janeiro de 2021, 14h:40 - A | A

"Estado de alerta"

Presidente da AL alerta sobre aumento da Covid-19 e diz que cenário impede retorno das aulas presenciais

Botelho disse que Governo precisa começar urgentemente o processo de vacinação e adotar medidas para evitar novo lockdown

Lucione Nazareth/VG Notícias

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM), alertou nesta quinta-feira (07.01) sobre o aumento no número de casos de pessoas contaminadas com o novo coronavírus (Covid-19) no Estado, e que o atual quadro impossibilita o retorno das aulas presenciais na rede pública.

O democrata disse que esteve conversando com a diretora do Hospital Estadual Santa Casa, Patrícia Dourado, da qual recebeu informação de que a unidade estaria chegando ao limite máximo de leitos disponíveis para internação de pacientes com a Covid-19.

“Nossa preocupação é que está crescendo o número de pessoas contaminadas. Eu falei ontem com a diretora da Santa Casa e ela já está preocupada porque a unidade já está chegando no limite. Eles estão trabalhando algo em torno de 90% da lotação e isso é muito preocupante”, revelou o deputado.

O parlamentar declarou que é necessário que o Governo intensifique as negociações para iniciar “urgentemente” a vacinação no país, assim como já ocorre em outros países, e que a Assembleia Legislativa irá cobrar explicações do governador Mauro Mendes (DEM), de como Mato Grosso está em relação à aquisição das vacinas.

“Nós estamos no processo de começar a vacinação. Nós queremos saber o que o Estado está fazendo? Qual é o planejamento na questão de logística, deslocamento e como será todo isso? Isso que queremos saber e vamos acompanhar porque entendemos que a única solução para este vírus é a vacinação. O mundo inteiro já começou a vacinar e nós temos que começar a vacinação urgente para controlar a pandemia”, disse o democrata.

Segundo ele, o atual estado de alerta que Mato Grosso vive, com aumento dos números de casos de coronavírus, é necessário adotar medidas como o não retorno das aulas presenciais na rede pública. “Eu acho que do jeito que está hoje, eu acho que não deve voltar às aulas presenciais. Mas, temos que fazer uma avaliação até final de janeiro sobre isso. Se continuarmos no nível alto, porque hoje estamos no nível alto de contaminação, estamos em estado de alerta. Se continuar eu acho que não devemos voltar às aulas presenciais e iremos fazer essa sugestão ao governador e ao secretário de Educação”, pontuou.

Ao final, Botelho disse que sem a vacinação neste momento, o Governo deve intensificar ações para possibilitar condições adequadas de atendimento de pacientes e assim evitar medidas mais duras, como por exemplo, o lockdown.

“Nós temos que ter condições para atender os doentes. Enquanto não começar a vacinação vai continuar tendo casos, e para que nós não termos que fazer um lockdown que é a medida mais cruel de todos. Já pensou fechar o comércio novamente, o caos que será para as pessoas que dependem disso. É isso que nós temos que trabalhar urgentemente para ter condições de atender todas as pessoas contaminadas e para que não chegue nesta situação de lockdown”, finalizou.

 

 
 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760