A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), afirmou nessa sexta-feira (01.08) que as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município costumam registrar superlotação no início da semana, especialmente aos domingos à noite e nas segundas-feiras, período em que há um aumento significativo na procura por atestados médicos.
Segundo ela, entretanto, cabe aos profissionais de saúde justificarem as razões dessa demanda. “Infelizmente, as nossas unidades de saúde, no domingo à noite e na segunda-feira, ficam bastante lotadas. Agora, o motivo, só os médicos podem esclarecer. Mas, geralmente, é isso mesmo”, declarou a prefeita ao ser questionada por jornalistas.
O assunto veio à tona após o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), anunciar medidas para restringir a emissão de atestados médicos na capital, diante do mesmo tipo de superlotação. Em Cuiabá, a nova norma impede que pacientes classificados como verde ou azul — casos de menor gravidade — recebam atestados nas unidades de urgência, como forma de coibir possíveis abusos.
Apesar de reconhecer o aumento na procura por atendimentos no início da semana, a prefeita Flávia Moretti não sinalizou que pretende adotar medidas semelhantes às anunciadas por Brunini. Também não mencionou qualquer iniciativa voltada ao monitoramento ou à revisão da emissão de atestados nas unidades de saúde de Várzea Grande.
Leia também: Folha de pagamento da saúde de VG consome R$ 18 mi mensais; prefeita quer recurso do Governo Federal
Siga o Instagram do VGN: (CLIQUE AQUI).
Participe do Canal do VGN e fique bem informado: (CLIQUE AQUI).