O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (01.08) que o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode ligar para ele “quando quiser”.
A declaração foi dada em Washington, ao ser questionado pela repórter Raquel Krähenbühl, da TV Globo, sobre a possibilidade de diálogo direto entre os dois líderes. “Ele pode falar comigo quando quiser”, respondeu Trump.
Apesar do tom receptivo, o republicano criticou o governo brasileiro ao ser questionado sobre a tarifa de 50% imposta aos produtos do Brasil — medida anunciada como parte das sanções adotadas após atritos diplomáticos recentes.
“As pessoas que estão comandando o Brasil fizeram a coisa errada”, limitou-se a dizer, sem detalhar as medidas.
Trump também evitou antecipar qualquer recuo nas restrições comerciais e encerrou o assunto com um comentário vago: “Vamos ver o que acontece.”
Na última semana, o blog do jornalista Gerson Camarotti revelou que Lula estaria disposto a conversar diretamente com Trump, desde que o líder americano aceitasse a ligação. No entanto, segundo fontes do governo brasileiro, os canais com a Casa Branca seguem fechados, e há dificuldades para estabelecer um contato político direto com o atual governo republicano.
Apesar das tensões, Trump afirmou que mantém apreço pela população brasileira: “Eu amo o povo do Brasil.”
As declarações de Trump ocorrem em meio a uma escalada diplomática provocada por sanções contra autoridades brasileiras, incluindo o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e por tarifas que atingem setores estratégicos da economia nacional.
Leia também: “Acham que somos da laia deles”, diz Moraes sobre ataques ao STF
Siga o Instagram do VGN: (CLIQUE AQUI).
Participe do Canal do VGN e fique bem informado: (CLIQUE AQUI).