02 de Agosto de 2025
02 de Agosto de 2025

Editorias

icon-weather
02 de Agosto de 2025
lupa
fechar
logo

Política Sexta-feira, 01 de Agosto de 2025, 14:23 - A | A

Sexta-feira, 01 de Agosto de 2025, 14h:23 - A | A

REAÇÃO DURA

“Acham que somos da laia deles”, diz Moraes sobre ataques ao STF

Ministro diz que não se curvará a ameaças e seguirá com julgamentos

Thiago Portes / VGN

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, afirmou nesta sexta-feira (01.08) que irá ignorar as sanções impostas pelos Estados Unidos e continuar atuando normalmente na Corte. A declaração foi feita durante a sessão de reabertura do segundo semestre do Judiciário e marcou sua primeira manifestação pública após ser incluído na lista de penalidades da Lei Magnitsky, legislação americana voltada a punir estrangeiros acusados de corrupção e violações de direitos humanos.

Durante o discurso no plenário, Moraes classificou as pressões como “ameaças covardes e infrutíferas” e reafirmou que os processos em andamento, inclusive os ligados à tentativa de golpe de Estado de 8 de janeiro de 2023, seguirão seu curso regular no STF.

“As ações prosseguirão. O rito processual do Supremo Tribunal Federal não se adiantará, não se atrasará. O rito processual do Supremo Tribunal Federal irá ignorar as sanções praticadas”, declarou.

O ministro também fez críticas diretas a adversários que, segundo ele, buscam deslegitimar o Supremo com desinformação:

“Esse relator vai ignorar as sanções que lhe foram aplicadas e continuar trabalhando como vem fazendo tanto no plenário como na Primeira Turma, sempre de forma colegiada, diferentemente das mentiras, das inverdades, da desinformação.”, afirmou.

A fala mais dura veio ao final do discurso, quando Moraes ironizou os autores da movimentação internacional contra ele:

“Acham que estão lidando com pessoas da laia deles. Acham que estão falando também com milicianos. Mas não estão, estão falando com ministros da Suprema Corte brasileira”, falou. 

Ainda segundo o ministro, o STF manterá neste segundo semestre o cronograma de julgamentos dos quatro núcleos de ações penais relacionadas aos atos golpistas de janeiro, que envolvem centenas de réus denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Leia também: Alckmin: “Tarifa dos EUA é injusta, vamos proteger produtores”

Siga o Instagram do VGN:  (CLIQUE AQUI).

Participe do Canal do VGN e fique bem informado:  (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760