25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 24 de Abril de 2014, 10:00 - A | A

Quinta-feira, 24 de Abril de 2014, 10h:00 - A | A

Pedido de cassação do ex-presidente da Câmara de Cuiabá, João Emanuel, será votado nesta sexta (25)

João Emanuel terá direito a levar testemunhas de defesa.

por Lucione Nazareth/VG Notícias

O presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Júlio Pinheiro (PTB) anunciou na manhã desta quinta-feira (24.04), durante ordinária, que amanhã (25.04),  as 9 horas será realizada a sessão extraordinária para votar o relatório da Comissão de Ética da Casa de Leis, que pede a cassação do ex-presidente da Casa, vereador João Emanuel (PSD) acusado de quebra de decoro parlamentar.

De acordo com Pinheiro, durante a sessão, o social-democrata poderá apresentar sua defesa em até 20 minutos referente à acusação de quebra de decoro. Além disso, o presidente garantiu que João Emanuel pode trazer até 10 testemunhas para depor em seu favor. Após a apresentação das defesas, os vereadores devem “finalmente” votar o relatório da Comissão de Ética.

A retomada da apreciação do relatório da Comissão de Ética da Câmara foi possível após a desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, da Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça, reconsiderar sua decisão, na qual a apreciação havia sido suspensa pela magistrada (em decisão no dia 15 deste mês) devido ao argumento do advogado do ex-presidente, sustentando que ele foi privado do direito de ampla defesa  no processo de investigação interna. Confira aqui a matéria relacionada.

Para a cassação de João Emanuel são necessários 13 votos dos 25 vereadores que compõem a atual legislatura. Caso, o social-democrata seja cassado, quem assume o seu lugar é 1º suplente, Paulo Roberto Araújo (PSD), que obteve 2.208 votos nas eleições de 2012 na Coligação Sentimento Cuiabano I.

Entenda o caso - O ex-presidente da Câmara, vereador João Emanuel teria faltado com o decoro parlamentar ao intitular os colegas de parlamento de “artistas”. A declaração do social-democrata foi registrada em vídeo obtido pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (GAECO) durante as investigações da operação “Aprendiz”, em que o ex-presidente aparece em uma suposta negociação com uma empresária do setor gráfico, em que ofereceria vantagem em um processo licitatório na Câmara Municipal.

João Emanuel chegou a ingressar com um recurso pedindo a suspensão da comissão processante que investigava o caso, porém, o pedido foi negado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760