por Thaiza Assunção/VG Notícias
O Ministério Público Estadual (MPE), por meio da promotora de Justiça, Valnice Silva dos Santos abriu um procedimento preparatório para inquérito cível contra o prefeito de Várzea Grande, Walace Guimarães (PMDB) para investigar a contratação da empresa, com uso de dispensa de licitação da J.C de Campos & Cia LTDA, conforme denunciado pelo VG Notícias.
A empresa, que é especializada em vendas de artigos para presentes foi contratada no valor de quase R$ 190 mil, para fornecer “gêneros alimentícios para atender as necessidades de todas as unidades de Saúde do município, bem como para o atendimento das necessidades do Pronto-Socorro e Hospital Municipal de Várzea Grande”, por apenas seis meses
De acordo com a promotora, titular da 1ª Promotoria de Justiça Cível do município, Walace Guimarães terá dez dias - após a notificação -, para entregar cópia integral do procedimento administrativo referente à dispensa de licitação que culminou na contratação da empresa.
Conforme investigado pela reportagem do VG Notícias, a empresa, apesar de ficar anexa ao “Supermercado Bom Gosto”, localizado no bairro São Matheus, não vende alimentos, apenas bijuterias, alguns materiais escolares, alguns itens de cosméticos e alguns acessórios.
Ainda conforme investigação do VG Notícias, o proprietário da loja de presentes, Abel Felicissimo da Costa, foi um dos doadores de campanha do vereador eleito Janio Calistro (PMDB), em 2012, no valor de R$ 2 mil. Além disso, o atual secretário de Governo de Walace Guimarães é advogado de Abel em uma ação penal na Justiça de Mato Grosso.
Segundo a promotora, a contratação da empresa fere os princípios constitucionais da administração pública, já que é evidente a prática de direcionamento. Valnice Silva afirmou que após receber as documentações da Prefeitura, vai analisar o caso para averiguar se é possível abrir um inquérito cível contra o chefe do executivo municipal.
Este é o sexto procedimento preparatório aberto pela promotora Valneci Silva para investigar as dispensas de licitações contratadas em menos de cinco meses de gestão do prefeito Walace Guimarães.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).