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Política Sexta-feira, 23 de Abril de 2021, 08:23 - A | A

Sexta-feira, 23 de Abril de 2021, 08h:23 - A | A

BRT X VLT

Mendes e vereadores discutem troca de modal; presidente defende plebiscito para ouvir a população

Quatro meses depois da solicitação de audiência, o governador Mauro Mendes recebeu o presidente da Câmara de Cuiabá, Juca do Guaraná (MDB) e os demais vereadores

Adriana Assunção/VGNotícias

Assessoria

Juca do Guaraná

Presidente da Câmara de Cuiabá, Juca do Guaraná (MDB)

 

O governador de Mato Grosso Mauro Mendes (DEM) recebeu nessa quarta-feira (23.04) o presidente da Câmara de Cuiabá, Juca do Guaraná (MDB) e os demais vereadores para discutirem a troca de modal – VLT (Veículo Leve sobre Trilho) pelo BRT (Ônibus de Trânsito Rápido).  

Após estudos técnicos comprovarem que o BRT trará melhor mobilidade urbana aos usuários do transporte coletivo em Cuiabá e Várzea Grande, bem como, a substituição do modal proporcionará maior alcance social e trará mais eficiência do que o atual sistema de transporte coletivo e do próprio VLT, uma vez que vai atingir as regiões mais populosas e também mais distantes das duas cidades, Mendes anunciou em dezembro de 2020 a substituição do modal no Estado.  

Contudo, o presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Juca do Guaraná (MDB), criticou a demora de o Legislativo municipal ser ouvido sobre a troca de modal. Segundo ele, desde janeiro tenta uma agenda com o Governo para tratar sobre a mudança de modal.   “Eu tinha pedido uma agenda com o governador em 5 de janeiro para saber mais sobre essa mudança de modal VLT para BRT e hoje foi concedido esse pedido e nós ouvimos os técnicos falando que seria oportuno a mudança. Embora, nós não concordamos, acho que tem que ouvir a população cuiabana e geralmente quem está decidindo não vai andar de VLT ou BRT, se andar será no dia da inauguração ou para conhecer. Então precisa ser criado um plebiscito para ouvir a população”, afirmou Juca durante entrevista à imprensa.

Leia mais: Juca questiona troca do VLT pelo BRT: "decisão monocrática do governador"

Questionado se a demora foi um desenho com a Câmara Municipal de Cuiabá, Juca despistou. “Olha eu queria ser ouvido antes, talvez ele tenha muito compromisso, mas a Câmara representa a população cuiabana. Quando vou lá como presidente, não estou falando somente em nome de 25 vereadores, mas em nome da população da Capital do Estado de Mato Grosso. Desejamos ser ouvidos antes”, afirmou o presidente.

Reunião - Durante a reunião foi demonstrado que o BRT é 100% movido a baterias elétricas, uma nova tecnologia no mundo, que elimina completamente o uso de combustíveis poluentes, e é recomendada pelos especialistas do Banco Internacional de Desenvolvimento como a melhor opção de transporte público para países em desenvolvimento.

A evolução do BRT já está em uso em duas modernas capitais da América Latina: Bogotá e Santiago, cidades reconhecidas no quesito urbanização. A evolução do BRT tem zero ruído e por não usar cabos elétricos, tem também zero poluição visual. Uma solução de mobilidade moderna, com tecnologia de última geração. A evolução do BRT traz muitas vantagens para Mato Grosso. Além de ser mais rápido e mais barato para concluir a obra, para o usuário tem ainda a tarifa mais barata.

 

 
 
 
 

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