A cúpula do União Brasil em Mato Grosso será responsável por comandar as articulações da federação com o Progressistas (PP) no Estado. A informação foi revelada pelo governador Mauro Mendes, que é o atual presidente do União em Mato Grosso e deve ficar à frente das discussões para 2026.
Após meses de muita articulação, a federação que reunirá o União Brasil e o Progressistas deve ser finalmente anunciada nesta terça-feira (29.04) em um evento em Brasília. Segundo as negociações, o comando do bloco será exercido em conjunto pelos presidentes do União, Antônio Rueda, e do PP, senador Ciro Nogueira.
Contudo, Mauro Mendes revelou em entrevista à imprensa que já está acordado que a responsabilidade da condução da federação nos Estados caberá às legendas que têm maior representatividade política. No caso de Mato Grosso, o União detém, além do governador, o senador Jayme Campos, dois deputados federais e quatro deputados estaduais.
Segundo ele, a condução no Estado será tranquila, pelo fato de que muitos filiados no PP já são aliados e “amigos”, citando, por exemplo, o presidente estadual da legenda, o deputado Paulo Araújo, o ex-governador Blairo Maggi e o ex-senador Cidinho Santos.
“Ficou acordado nacionalmente que a responsabilidade da condução será por nós. Isso vai ser feito de maneira muito tranquila, democrática. O PP terá todo o respeito para construir juntos as alternativas para 2026”, declarou Mendes à imprensa na sexta (25), durante a inauguração da ponte Professora Sarita Baracat de Arruda, entre Cuiabá e Várzea Grande.
Ele ainda acrescentou: “É uma fusão onde não agregou problemas e trouxe soluções. Todos nós saímos mais fortes, tanto o União Brasil quanto o PP, e a sabedoria do diálogo da construção é que vão terminar os resultados em 2026”.
Leia Também - Mauro chama de “eleitoreira” PEC que prevê 20% de RGA a servidores
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).