01 de Outubro de 2025
01 de Outubro de 2025

Editorias

icon-weather
01 de Outubro de 2025
lupa
fechar
logo

Política Quarta-feira, 01 de Outubro de 2025, 09:04 - A | A

Quarta-feira, 01 de Outubro de 2025, 09h:04 - A | A

vandalismo

Manifestantes filmados não terão lote urbanizado, diz Abilio

Prefeito confirma desocupação e endurece discurso

Gislaine Morais & Angelica Gomes/VGN

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), fez um alerta duro aos moradores do Contorno Leste que participaram do protesto realizado na noite de segunda-feira (29.09), no bairro Osmar Cabral. Segundo ele, as pessoas identificadas em vídeos queimando pneus e bloqueando a via não serão incluídas na lista de famílias beneficiadas com o novo lote urbanizado que a Prefeitura pretende implantar.

“Essas pessoas não estarão na lista dos beneficiados do novo lote urbanizado que vamos fazer. Não vamos ceder áreas a vândalos. Quando você queima pneu, você danifica o asfalto, prejudica a cidade e atrapalha a população que precisa se deslocar. Não vamos apoiar esse tipo de atitude”, disse o prefeito em entrevista nessa terça-feira (30).

O protesto começou no início da noite e durou cerca de duas horas. Os moradores usaram faixas para cobrar a regularização fundiária e chegaram a incendiar barricadas, o que exigiu a intervenção do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar para liberar a avenida. Durante o ato, houve também discussão entre um influenciador digital, conhecido como Fiote, e uma jornalista que fazia a cobertura no local.

Questionado se a desocupação da área realmente será cumprida, Abilio confirmou que sim, destacando que a decisão já foi tomada pela Justiça. “A desocupação vai acontecer. O que estamos fazendo é buscar alternativas para realocar as famílias em situação de vulnerabilidade. Eu não gostaria de retirar ninguém, não é o meu desejo, mas invadir uma propriedade não dá direito a essa propriedade. Existe uma diferença muito grande entre precisar de um lugar para morar e se apropriar ilegalmente de uma área”, afirmou.

O prefeito também criticou a atuação de lideranças do movimento, que, segundo ele, não repassaram informações importantes à população sobre o andamento do processo judicial. “No dia da audiência, os líderes estavam presentes, mas não levaram a comunidade. Depois vêm aqui na frente da Prefeitura cobrar soluções. Há uma omissão muito grande em mostrar a realidade para as pessoas”, destacou.

Em tom crítico, Abilio citou ainda a participação do influenciador Fiote, acusado por ele de incentivar o caos. “Tem gente que nem mora lá e estava criando confusão. O Fiote, por exemplo, se diz defensor do povo, mas quando encontrei ele, não estava defendendo ninguém, estava numa churrascaria. A melhor forma de defender as pessoas seria mostrar a verdade, conversar com respeito e integridade, e não atacar jornalistas ou promover desordem”, disparou.

Apesar das críticas, o prefeito reforçou que a Prefeitura estuda alternativas habitacionais. “Estamos iniciando uma nova política social para que possamos ajudar as pessoas em vulnerabilidade a não ficarem desassistidas. Queremos oferecer locais dignos para morar, mas não será com vandalismo, ataques e bloqueios que esse processo vai avançar. Sempre estive aberto ao diálogo e continuo disponível para conversar, desde que seja de forma respeitosa”, concluiu.

Leia também - Cuiabá pode fechar 2025 com déficit de R$ 120 milhões na saúde, diz prefeito

Siga o Instagram do VGN:  (CLIQUE AQUI).

Participe do Canal do VGN e fique bem informado:  (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760