A Câmara Municipal de Borba, no interior do Amazonas, viveu uma cena polêmica nessa segunda-feira (29.09), quando a vereadora Elizabeth Maciel (Republicanos), conhecida como Betinha, declarou em plenário ser “a favor da violência contra a mulher”. A fala, feita durante defesa ao colega Pedro Paz (União), rapidamente ganhou repercussão negativa nas redes sociais.
A declaração ocorreu após a vereadora Professora Jéssica (Democracia Cristã) denunciar Pedro Paz por levantar o dedo em sua direção durante discurso na tribuna. Betinha saiu em defesa do parlamentar, classificando o gesto como um “modo particular de se expressar” e anunciou que apresentaria denúncia contra Jéssica na Comissão de Ética.
Na tribuna do Legislativo, Betinha chegou a relativizar agressões contra mulheres e afirmou já ter visto casos em que mulheres se machucam para incriminar homens.
“Eu sou a favor da violência contra a mulher, sim. Quando o homem bate na mulher, eu aprovo. Mas eu também sou contra, como mulher [...] tem mulher que merece apanhar, tem sim. (...) Às vezes eu já presenciei caso em que a mulher se bate sozinha para condenar o homem”, declarou.
A repercussão foi imediata, com forte reação contrária nas redes sociais e entre movimentos de defesa das mulheres. Diante da pressão, Betinha se pronunciou nesta terça-feira (30.09) em tom de retratação.
“Fui extremamente infeliz na maneira como me expressei e lamento profundamente que minhas palavras possam ter causado ofensa. (...) A violência contra a mulher é inaceitável e jamais pode ser tolerada ou justificada.”
A vereadora afirmou ainda que o episódio servirá como “reflexão pessoal e política” e garantiu compromisso em defender os direitos das mulheres.
Leia Também - Samir detona caravanas de Moretti à Brasília: “Cadê o dinheiro do DAE?”
Siga o Instagram do VGN: (CLIQUE AQUI).
Participe do Canal do VGN e fique bem informado: (CLIQUE AQUI).