A revista Time, uma das publicações semanais mais prestigiadas do mundo, incluiu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em sua lista das 100 pessoas mais influentes de 2023. O perfil de Lula na lista foi escrito por Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos, que destaca a influência e o legado de Lula no cenário político brasileiro e internacional.
No texto, o brasileiro é apontado como um "campeão do clima”, em um contexto de ações políticas para mitigar os efeitos das mudanças climáticas. “Depois de anos de degradação e destruição ambiental sancionada pelo Estado, o povo do Brasil escolheu um novo caminho ao eleger um campeão do clima em Luiz Inácio Lula da Silva”, escreveu Al Gore.
O perfil destaca que, como presidente, Lula prometeu fortalecer a posição do Brasil no mundo, renovando o compromisso do país com a democracia, justiça e equidade econômica. “Mas em nenhuma outra área ele pode causar um impacto mais significativo do que nas crises do clima e da biodiversidade”, destacou, citando a alta de desmatamento na Amazônia nos últimos anos.
“O presidente Lula prometeu proteger a Amazônia, e já o fez antes – reduzindo o desmatamento em 72% em seu mandato anterior. Do combate à perda florestal à aceleração da transição para energia limpa no Brasil, a liderança do presidente Lula será fundamental nesta década decisiva para a ação climática”, completou.
A lista dos 100 mais influentes do mundo inclui, entre outros, políticos, artistas, empresários e esportistas e não estabelece uma ordem de classificação. Nenhum outro brasileiro aparece na lista deste ano.
Lula aparece na categoria "líderes", ao lado de políticos como os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e da Colômbia, Gustavo Petro, o chanceler alemão, Olaf Scholz, e primeira-dama da Ucrânia, Olena Zelenska.
Leia Também - Supremo não autoriza STJ mediar diálogo entre PRFs e Governo sobre reestruturação da carreira
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).