14 de Maio de 2025
14 de Maio de 2025

Editorias

icon-weather
14 de Maio de 2025
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 15 de Julho de 2021, 09:20 - A | A

Quinta-feira, 15 de Julho de 2021, 09h:20 - A | A

Mato Grosso

Lei que institui assistência integral e campanhas preventivas sobre diabetes é sancionada

De autoria do primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT), deputado Eduardo Botelho (DEM) a lei visa amparar e alertar a população sobre os riscos da doença

Adriana Assunção/VGN

FABLICIO RODRIGUES / ALMT

Botelho

 A lei institui a Política Estadual de Prevenção do Diabetes e de Assistência Integral à Pessoa Diabética

 

 

Com mais de 184 mil pessoas, entre adultos e crianças acometidos pela diabetes em Mato Grosso, o governador Mauro Mendes (DEM) sancionou a Lei nº 11.462, de 13 de julho de 2021, que institui a Política Estadual de Prevenção do Diabetes e de Assistência Integral à Pessoa Diabética.

De autoria do primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT), deputado Eduardo Botelho (DEM), a lei visa amparar e alertar a população sobre os riscos da doença, através da Política Estadual de Prevenção do Diabetes e de Assistência Integral à Pessoa Diabética, nos moldes da Lei Federal nº 13.895/19, que institui a Política Nacional de Prevenção do Diabetes e de Assistência Integral à Pessoa Diabética.

Constam como diretrizes da Política Estadual de Prevenção do Diabetes e de Assistência Integral à Pessoa Diabética: a universalidade, a integralidade, a equidade, a descentralização e a participação da sociedade na definição e no controle das ações e dos serviços de saúde; a ênfase nas ações coletivas e preventivas, na promoção da saúde e da qualidade de vida, na multidisciplinaridade e no trabalho intersetorial em equipe.

Leia mais: Fundo de Aval Garantidor é instituído em MT; confira regras

Entre as ações que poderão ser realizadas por meio de campanhas de divulgação, constam, o desenvolvimento de instrumentos de informação, análise, avaliação e controle por parte dos serviços de saúde, abertos à participação da sociedade. Além da formação e a educação continuada de profissionais, pacientes, familiares e cuidadores, com vistas ao melhor controle da enfermidade e à prevenção de complicações.

“O apoio ao desenvolvimento científico e tecnológico voltado para o enfrentamento e o controle do diabetes, dos problemas com ele relacionados e de seus determinantes, assim como à formação permanente dos trabalhadores da rede de serviços de saúde”, cita trecho da lei.

A lei estadual foi publicada no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso (IOMAT) que circula nessa quarta-feira (13.07) e passa a vigorar em vigor 90 dias após a data de sua publicação.

 
 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760