O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec-MT), Allan Kardec (PSB) precisou emitir nota nesta terça-feira (03.01) para esclarecer que políticas em relação ao Governo Lula (PT) serão definidas pelo governador Mauro Mendes (União) e pela Secretaria da Casa Civil.
O esclarecimento foi após alguns veículos de imprensa usar uma entrevista de Kardec opinando como natural uma aproximação institucional do Governo Mauro com Lula. A fala causou desconforto no Governo, após manchetes reproduzirem a declaração como um posicionamento oficial.
“Eu, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, professor Allan Kardec, informo que toda definição política do governo do Estado será encaminhada pelo próprio governador e pela Secretaria da Casa Civil. Esclareço ainda que não afirmei em entrevista segunda-feira (2/1), após reunião no Palacio Paiaguás, que o governador "Mauro admite aproximar de Lula" ou que “Mendes planeja estreitar relação de MT com Lula”, cita trecho da nota.
Segundo o secretário, na entrevista, externou a necessidade de uma relação instituciional na elaboração e aplicação de políticas públicas, na busca de recurso como é republicano - e necessário entre os entes federados, no caso, Estado de Mato Grosso e a União (Governo federal). “Eu acredito que em pouco tempo nós vamos ter sinergia com Governo Federal. Eu pretendo acelerar isso no âmbito da inovação, da ciência e tecnologia” cita trecho da entrevista.
Leia mais: Kardec revela que Governo reforçará investimento na agroindustrialização de MT
Ainda sobre a aproximação institucional Governo Mauro com o petista, o secretário destacou que Mato Grosso conta com uma bancada "madura" no sentido de buscar recursos ao Estado. “Eu acho que sim. É natural! A partir do momento que abrir o orçamento, do governo federal e o nosso, nós vamos buscar recursos. Nossa bancada federal é madura. Principalmente nossos senadores. Percebemos na fala do Wellington. Acabou a eleição, vamos embora pra cima”, disse.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).