26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Sexta-feira, 10 de Maio de 2013, 08:23 - A | A

Sexta-feira, 10 de Maio de 2013, 08h:23 - A | A

Senado

Jaime Campos critica decreto que reduz em 50% repasses da saúde para as cidades de MT

“Enquanto o mundo investe na qualificação, na antecipação tecnológica e na inovação terapêutica, Mato Grosso quer fazer o caminho contrário, praticando a usura e métodos medievais de combate à doença”, criticou.

 

O senador Jaime Campos (DEM) fez duras críticas ao Governo de Mato Grosso, que editou no mês de abril o Decreto 1694/2013, reduzindo em aproximadamente 50% o repasse dos recursos destinados à área de saúde para os municípios. “Enquanto o mundo investe na qualificação, na antecipação tecnológica e na inovação terapêutica, Mato Grosso quer fazer o caminho contrário, praticando a usura e métodos medievais de combate à doença”, criticou.

Em discurso nesta quinta-feira (09.05), Jaime Campos imprimiu seu apoio à manifestação dos prefeitos e secretários de Saúde dos municípios da região Sul de Mato Grosso que se reuniram, no início da semana, em Rondonópolis, sob a coordenação do prefeito Percival Muniz e decidiram ingressar na Justiça pedindo a suspensão dos efeitos do decreto assinado pelo governador Silval Barbosa (PMDB).

“Segundo relatou Muniz, o atendimento médico em seu município estará comprometido na essência, atingindo tanto a atenção básica quanto o atendimento de alta complexidade, assim como na maioria dos municípios mato-grossenses. Rondonópolis, informou o prefeito, terá cerca de 57% de seus recursos bloqueados”, revelou o senador.

O democrata informou ainda que o Sindicato dos Médicos de Mato Grosso também se manifestou contrariamente ao decreto. “O sindicato também pretende acionar a Justiça para reverter os efeitos da decisão governamental. Segundo estes profissionais, a redução da verba anual para os municípios de 155 para 77 milhões de reais, não só compromete o exercício da medicina, como pode gerar o caos no interior”, afirmou.

Assembleia – Jaime Campos, durante o pronunciamento, manifestou solidariedade aos prefeitos mato-grossenses, exigindo a revogação do Decreto 1694 e pedindo o restabelecimento dos patamares de repasses para o setor de saúde dos municípios. O parlamentar também sugeriu que a Assembleia Legislativa de Mato Grosso promova “uma profunda reflexão sobre o tema, ouvindo o clamor dos prefeitos e profissionais da saúde, para, o mais breve possível, rever esta medida”.

Ao final do discurso, Jaime Campos pediu respeito para com a saúde do povo de Mato Grosso. “Estamos tratando de vidas humanas. Qualquer indivíduo que sucumba à doença pela falta de recursos públicos, representa o mesmo que condenar toda a sociedade mato-grossense ao holocausto da indiferença e da perfídia. Mato Grosso deve tratar sua gente com respeito e humanidade, com saúde de qualidade e a devida atenção social que todos merecem”, enfatizou o parlamentar.

Da assessoria de Imprensa

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760