Tramita na Câmara dos Deputados um projeto que prevê atualização dos valores da tabela do Imposto de Renda da pessoa Física (IRPF) pela inflação de 2019 e cria uma alíquota de 30% para os salários mensais acima de R$ 39.293,00.
Atualmente, a maior alíquota é de 27,5%, que recai sobre salários mensais acima de R$ 4.664,68, mas conforme o Projeto de Lei 4040/20 de autoria do deputado Enéias Reis (PSL-MG), mas a nova alíquota de 30% é uma forma de tributar os salários dos servidores que ganham acima do teto e as pessoas físicas da iniciativa privada que recebem maiores salários. As demais alíquotas em vigor hoje (7,5%, 15%, 22,5% e 27,5%) são mantidas, com novas bases de cálculo - confira no final da matéria.
A proposta estabelece ainda a atualização anual pela inflação da tabela do Imposto de Renda e de algumas deduções, como as permitidas por dependente, porém, deixa de fora a dedução com despesas educacionais.
“Até hoje, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) teve variação acumulada de 25,45%. Mesmo aqueles que aumentaram seus rendimentos apenas para cobrir a inflação passaram a pagar mais imposto; reduzindo, por conseguinte, a capacidade de consumo e poupança das famílias brasileiras”, diz extraído da justificativa apresentada pelo parlamentar.
PROPOSTA DE NOVA TABELA DO IMPOSTO DE RENDA
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).