26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 04 de Fevereiro de 2016, 22:02 - A | A

Quinta-feira, 04 de Fevereiro de 2016, 22h:02 - A | A

Parceria

Governo de MT vai criar Central de Projetos para ajudar municípios

O anúncio foi feito durante reunião com os prefeitos municipais e o ministro das Cidades, Gilberto Kassab

Redação VG Notícias com Gcom/MT

O governador Pedro Taques (PSDB) anunciou nesta quinta-feira (04.02) a criação de uma central de projetos, na Secretaria de Estado de Cidades (Secid). A intenção é que a estrutura colabore com os municípios na concepção de projetos que serão apresentados ao governo Federal para a busca de convênios. O anúncio foi feito durante reunião com os prefeitos municipais e o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, na Arena Pantanal. O governo pretende usar a equipe de engenharia da Secid para atender às demandas municipais.

Taques enfatizou aos prefeitos, a afirmação de Kassab que não faltam recursos no Ministério das Cidades, mas projetos.

De acordo com o governador, a central de projetos será concretizada por meio de convênio entre a Secid e a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM).

"A AMM tem técnicos para fazer projetos, mas não em número suficiente. Muitos municípios não têm engenheiros e arquitetos, daí o Estado vai firmar um convênio com a AMM para possibilitar a elaboração desses projetos", explicou Pedro Taques.

A ideia é que a central de projetos atue de forma itinerante.  Segundo o governador, acolhendo a sugestão do ministro, a central de projetos também deve compor a Caravana da Transformação que percorrerá o Estado neste ano.

"Como disse o ministro, a questão não é recurso, mas projetos mal elaborados. Tenho certeza da intenção do ministro em nós ajudar, mas sem projeto não há o que fazer", comentou Taques.

Segundo o secretário de Estado de Cidades, Eduardo Chiletto, um dos problemas encontrados pela pasta eram os projetos. Foram assumidos 250 convênios da gestão passada com problemas de projeto, com obras iniciadas sem recurso necessário para conclusão.

 “Iniciamos um trabalho com a AMM para que junto com a Secid consigam fazer um corpo de projetos grande, para que esta demanda possa ser encaminhada para o Ministério das Cidades e receber o recurso”.

Conforme o secretário, a central também irá diminuir o tempo entre a realização dos projetos e a conclusão das obras, que muitas vezes ficavam para a gestão passada. “Na quarta-feira de Cinzas estaremos juntos com presidente da AMM para formatar a central e encaminhar para o governador e para o Ministério”, concluiu Chiletto. 

Kassab destacou a importância de entregar bons projetos ao Ministério para que recursos sejam destinados para as obras nos municípios. Ele lembrou que mesmo em ano eleitoral, é possível a destinação, mas que para isso é necessário ter projetos.

Mesmo em um momento de dificuldade em virtude da crise financeira, o ministro das Cidades afirmou que não vai parar nenhuma obra e vai buscar a retornada das que, por algum motivo estão paralisadas.

O vice-prefeito de Várzea Grande, Arilson Arruda (PSD) foi representando o município, integrando o grupo de prefeitos do Consórcio Vale do Rio Cuiabá para discutir reivindicações das Prefeituras sobre a implantação de aterro sanitário e outras. Durante a audiência, o governador Pedro Taques solicitou ao ministro recursos para a duplicação da Avenida Filinto Müller, trecho que vai até a entrada do bairro São Matheus.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760