22 de Junho de 2024
22 de Junho de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Segunda-feira, 13 de Maio de 2024, 16:01 - A | A

Segunda-feira, 13 de Maio de 2024, 16h:01 - A | A

na Câmara de Cuiabá

Ex-secretários faltam à Comissão que investiga prefeito de Cuiabá; vereador pede condução coercitiva

Vereador alega que ex-secretários têm muito que esclarecer sobre supostos desvios na Saúde

Lucione Nazareth/VGN

O ex-secretário de Saúde de Cuiabá, Célio Rodrigues da Silva, e o ex-secretário-adjunto, Milton Correa da Costa, deixaram de comparecer nesta segunda-feira (13.05) a oitiva da Comissão Processante (CP) que tramita na Câmara Municipal contra o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). O gestor é investigado por supostas irregularidades na Saúde da Capital.

Na reunião desta segunda (13), o vereador Dilemário Alencar (União), que não é membro da CP, apresentou de forma oral pedido de condução coercitiva dos ex-secretários para prestarem esclarecimentos sobre os supostos desvios de recursos na Secretaria de Saúde.

Segundo ele, Célio e Milton foram denunciados pelo Ministério Público Estadual (MPE) como supostos membros da organização criminosa que desviou milhões em recursos públicos, e desta forma teriam muito o que explicar as fraudes na Saúde. O parlamentar afirmou que deve apresentar nesta terça (14) o pedido formal, o documento com sua respectiva justificativa, sobre condução coercitiva dos ex-secretários.

O presidente do CP, vereador Wilson Kero Kero (PMB), disse que vai analisar, após consulta à assessoria jurídica da Casa de Leis, sobre a viabilidade da condução coercitiva dos ex-secretários. Porém, destacou que Célio e Milton foram arrolados como testemunhas de defesa de Emanuel Pinheiro, e que desta forma o interesse “maior” para que eles sejam ouvidos, precisa partir da defesa do prefeito como forma de “esclarecer melhor” todos os fatos imputados contra o chefe do Executivo.

Apesar disso, o parlamentar marcou para a reunião da próxima quarta (15), a análise do pedido do vereador Dilemário. Além disso, reagendou para o dia 24 de maio o depoimento de Célio e Milton.

Justificativa pela ausência

Segundo o presidente da Comissão, vereador Wilson Kero Kero, os ex-secretários Celio Rodrigues e Milton Correa, alegaram que não poderiam comparecer ao depoimento desta segunda (13) por terem compromissos fora da cidade.

Célio está viajando e apresentou documento justificando a ausência; enquanto Milton está acompanhando o pai em tratamento de saúde fora da Capital, porém, não apresentou qualquer documento. Ambos requereram reagendamento do depoimento para uma nova data. 

Leia Mais - Ex-servidora nega interferência na Saúde e insinua que empresas manipularam preços na pandemia

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760