15 de Junho de 2024
15 de Junho de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Segunda-feira, 18 de Julho de 2022, 08:59 - A | A

Segunda-feira, 18 de Julho de 2022, 08h:59 - A | A

confira

Eleitores podem solicitar voto em trânsito partir de hoje; confira como fazer

O prazo para voto em trânsito se encerra no dia 18 de agosto

Lucione Nazareth/VGN

A partir desta segunda-feira (18.07), eleitores que não conseguiram transferir o domicílio eleitoral ou estará fora dele durante as eleições de 2022, podem solicitar o voto em trânsito. O prazo para esse pedido se encerra no dia 18 de agosto.

O voto em trânsito permite que pessoas que não estejam na cidade onde tiraram seu título de eleitor ainda possam participar do pleito. A modalidade vale tanto para apenas um dos turnos como para ambos os dias de votação. O primeiro turno está marcado para 2 de outubro. O segundo, para 30 de outubro.

Vale lembrar, no entanto, que o voto em trânsito só é disponibilizado em capitais e municípios com mais de 100 mil eleitores.   Além disso, é importante esclarecer que eleitores que estiverem no exterior não podem pedir o voto em trânsito para votar fora do país. Já brasileiros com o título de eleitor cadastrado em outro país que estiverem no Brasil podem solicitar a modalidade.

Como solicitar

O processo é realizado apenas presencialmente, em qualquer cartório eleitoral. É necessário apresentar um documento oficial com foto ao fazer a solicitação e estar com o título regularizado.

Os eleitores devem indicar onde pretendem votar. É possível escolher locais diferentes para o primeiro e segundo turno.

Em caso de mudança dos planos do eleitor, só é possível desabilitar a modalidade até 18 de agosto. Caso a pessoa tenha optado pelo voto em trânsito, mas não viaje mais, ela não poderá mais votar em seu domicílio eleitoral.

Importante destacar ainda que se o eleitor fizer o pedido para votar em trânsito mas não estiver na cidade prevista no dia da eleição precisará justificar a ausência em qualquer seção eleitoral, inclusive na sua de origem, ou pelo aplicativo e-Título.

Leia Também - Em encontro com 40 embaixadores, Bolsonaro atacará urnas eletrônicas, TSE e Fachin

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760