O deputado federal Emanuel Pinheiro Neto (MDB/MT), o Emanuelzinho, enviou nesta quarta-feira (10.07) ofício ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, solicitando estudo de viabilidade técnica para o Governo federal assumir a gestão da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. A medida visa impedir o fechamento da instituição centenária, anunciado pelo governador Mauro Mendes (União) devido à possível entrega do Hospital Central.
O deputado classifica a decisão do Governo estadual como “desastrosa e ineficiente intervenção administrativa” que compromete o atendimento médico aos mais pobres. A Santa Casa, fundada há mais de 200 anos no período colonial, é considerada patrimônio histórico e cultural de Mato Grosso.
Segundo o documento, em 2019 teve início uma “desastrosa e ineficiente intervenção administrativa do Governo estadual” na instituição que enfrentava problemas financeiros. A má gestão estadual foi apontada como causa do início da crise que culminou com o anúncio do fechamento.
O deputado destaca que a Santa Casa é orgulho da população cuiabana e patrimônio histórico considerado fundamental para a assistência à saúde dos mais pobres. O fechamento representaria grave retrocesso na assistência médica oferecida à população carente do Estado.
Emanuelzinho critica duramente a decisão do governador Mauro Mendes de anunciar o fechamento da instituição. O parlamentar classifica a atitude como demonstração de falta de “sensibilidade humana, histórica e social” por parte do gestor estadual.
“Caro Ministro, doeu fundo na alma da nossa gente, causando perplexidade e comoção social, quando recentemente sem nenhuma sensibilidade humana, histórica e social o governador Mauro Mendes anunciou o fechamento da instituição”, afirma o deputado no ofício.
O parlamentar argumenta que o fechamento seria uma decisão unilateral de um governador “insensível, desumano e desastroso na condução da saúde pública estadual” que não pode definir o destino da instituição sem considerar sua importância histórica e social.
Pedido de intervenção federal
No documento, o deputado solicita ao ministro Alexandre Padilha que determine “de forma imediata” a realização de estudo de viabilidade técnica para o governo federal assumir a gestão da tradicional Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá.
Ele expressa confiança de que o clamor da população encontrará eco junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que “sempre priorizou os mais carentes ao longo da sua extraordinária trajetória de vida”. O parlamentar também elogia o ministro Padilha como “verdadeiro timoneiro da saúde pública nacional”.
O deputado enfatiza que a Santa Casa pertence ao povo cuiabano e mato-grossense, não podendo ser alvo de decisão unilateral que comprometa sua continuidade. A instituição representa mais de dois séculos de história na prestação de serviços de saúde à população regional.
“A Santa de Misericórdia de Cuiabá é a unidade de saúde mais antiga do Centro-Oeste, orgulho da cuiabania e por considerado patrimônio histórico e cultural do nosso Mato Grosso”, destaca o documento enviado ao Ministério da Saúde.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).