30 de Julho de 2025
30 de Julho de 2025

Editorias

icon-weather
30 de Julho de 2025
lupa
fechar
logo

Política Sábado, 23 de Setembro de 2023, 21:00 - A | A

Sábado, 23 de Setembro de 2023, 21h:00 - A | A

MAIS DE 8 MILHÕES

Deputado critica Governo de MT por pregar discurso contra criminalidade, mas perdoa multas de crimes ambientais

Multas aplicadas em quatro ou cinco empreendimentos privados que estavam desmatando sem autorização

Gislaine Morais/VGN

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT), criticou o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União) no que diz respeito ao combate à criminalidade ambiental em Mato Grosso. A crítica foi feita na quinta-feira (21.09), durante entrevista no programa No Ar, ao jornalista Geraldo Araújo.

Cabral destacou que, embora o governador enfatize a necessidade de combater a criminalidade ambiental e o desmatamento em seus discursos, suas ações práticas, especialmente no âmbito da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), apontam contradições.

Ele citou o perdão de multas ambientais no valor de R$ 8,3 milhões, aplicadas a empreendimentos privados que estavam envolvidos em desmatamento não autorizado, bem como questões relacionadas a hidrelétricas.

Lúdio Cabral ressaltou que esses casos de crimes ambientais envolvendo hidrelétricas foram multados por fiscais da Sema, mas a morosidade na tramitação dos processos de multas levou ao perdão e prescrição das penalidades.

N avaliação do parlamentar, este tipo de “perdão”, na verdade, incentiva a prática de crimes ambientais, uma vez que as empresas podem acreditar que, com o tempo, as multas serão perdoadas, permitindo que continuem suas atividades destrutivas.

Além disso, o deputado destacou contradição nos discursos do governador sobre a proibição da pesca artesanal, enquanto, ao mesmo tempo, aprova a construção de usinas hidroelétricas nos rios do Estado. Cabral enfatizou que Mato Grosso parece estar sendo governado em prol dos interesses das classes ricas, visando sustentar um modelo de exploração econômica que prejudica o meio ambiente e compromete a vida nos rios.

Para Lúdio Cabral, a construção de usinas hidroelétricas representa um dos principais problemas que afetam os rios de Mato Grosso, causando a morte de milhões de peixes em casos como o da hidrelétrica de Sinop. Ele alegou que esse interesse econômico em pequenas centrais hidrelétricas está relacionado a um modelo de exploração econômica que sacrifica o meio ambiente e os recursos hídricos para alimentar os interesses econômicos representados pelo governador do Estado.

 

Leia também - Deputado acusa governador de proibir pesca no Rio Cuiabá para proteger Interesses econômicos de sua família

Siga o Instagram do VGN:  (CLIQUE AQUI).

Participe do Canal do VGN e fique bem informado:  (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760