O deputado estadual Wilson Santos (PSB) esteve em Vila Bela da Santíssima Trindade (521 km de Cuiabá) nesta sexta-feira (1º.12). Ele recebeu denúncias de que as águas do principal rio da região estão sendo contaminadas por rejeitos do garimpo ilegal de ouro em um dos seus principais afluentes: o rio Sararé.
Conforme a assessoria do parlamentar, Wilson esteve pessoalmente no local, convidado pela Câmara Municipal e pela Prefeitura.
Wilson recebeu relato do vereador Clodoaldo Miranda da Cruz sobre o desbarrancamento e contaminação do rio Sararé com mercúrio, chumbo e outros metais pesados. Segundo ele, a situação está decretando sua morte e poluído as águas do Guaporé.
Representantes do Ibama, Edilson Paes, e da Funai, Andre Rodrigues, confirmaram a garimpagem ilegal. Eles disseram que os órgãos federais têm combatido este tipo de crime. Porém, relataram que o problema é que enquanto os equipamentos são destruídos e multamos, os garimpeiros compram novas máquina, que são pagas rapidamente com o dinheiro da extração ilegal do ouro."
Wilson Santos afirmou que irá montar um dossiê sobre o problema e levar às autoridades estaduais e federais. Ele cobra providências imediatas contra garimpo ilegal. “Vamos levar fotos, imagens e depoimentos de ribeirinhos, pescadores, indígenas e autoridades locais ao Governo do Estado, ao Ministério Público e aos Ministérios do Meio Ambiente e da Pesca e Aquicultura, já que o rio é federal, mas o licenciamento de garimpos e a fiscalização também cabe à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT). Precisamos acabar com o garimpo ilegal”, declarou Wilson Santos.
Leia também: Site de acompanhantes faz proposta de 200 milhões para mudar nome de time da série A
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).