A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados aprovou, nessa quarta-feira (09.07), uma moção de louvor ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O requerimento foi apresentado pelo deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) e recebeu 23 votos favoráveis e 5 contrários.
No texto, o parlamentar afirma que Trump merece ser homenageado pelo “brilhante trabalho” como líder da “maior nação” e por sua “incansável luta em defesa da democracia e da liberdade de expressão no mundo”.
A justificativa também faz um breve resumo da trajetória de Trump, desde os negócios na área imobiliária até a vitória sobre a vice-presidente Kamala Harris em 2024, além de listar ações do governo, como redução de impostos, tentativa de acordo de paz entre Rússia e Ucrânia e perdão aos envolvidos na invasão do Capitólio, em 2021.
"Em seus 100 dias de governo, o Presidente Trump: reduziu a inflação norte-americana, busca reduzir os preços da contas de energia; negocia a paz entre Rússia e Ucrânia; está implementando diversos cortes de impostos; protege os valores e princípios das famílias como pilares centrais de uma boa cidadania; criou o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), encarregado de reduzir a burocracia federal; e, dentre outras medidas, assinou o perdão dos envolvidos no incidente, de 06 de janeiro de 2021, no Capitólio dos EUA", diz trecho extraído da justificativa.
A homenagem foi aprovada no mesmo dia em que Trump anunciou uma nova tarifa de 50% sobre todas as exportações brasileiras para os Estados Unidos. Segundo o presidente norte-americano, a medida começa a valer a partir de 1º de agosto.
A decisão promete impactar setores como agricultura e mineração, que têm forte peso na balança comercial entre Brasil e EUA.
Leia Mais - Trump anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).