08 de Agosto de 2025
08 de Agosto de 2025

Editorias

icon-weather
08 de Agosto de 2025
lupa
fechar
logo

Política Sexta-feira, 08 de Agosto de 2025, 09:00 - A | A

Sexta-feira, 08 de Agosto de 2025, 09h:00 - A | A

Água

Base de apoio já tem votos para aprovar privatização do DAE, diz Samir Japonês

Vereador diz que pré-projeto de privatização do DAE deve ser apresentado até o fim do mês

Rojane Marta & Angelica Gomes/VGN

O vereador de Várzea Grande, Samir Katumata, conhecido como Samir Japonês (PL), afirmou que o pré-projeto de privatização do Departamento de Água e Esgoto (DAE) ainda não foi entregue à Câmara Municipal. Segundo ele, o documento está em fase final de elaboração e deverá ser apresentado até o fim deste mês, com um diagnóstico da situação da autarquia.

Conforme Samir, o atraso na entrega se deve à complexidade do levantamento, já que o DAE enfrenta problemas estruturais. “É uma máquina muito sucateada. Já estive várias vezes lá e vi que, às vezes, o servidor nem cadeira tem para trabalhar. Cheguei a presenciar a falta até de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os funcionários. Fazer um diagnóstico com uma estrutura nessas condições é muito difícil”, disse.

O parlamentar informou que o estudo está sendo elaborado por uma instituição contratada pela Prefeitura e acompanhado de perto pelo vice-prefeito Tião da Zaeli (PL). “Acredito que até o final do mês já vamos ter um começo para apresentar à sociedade”, declarou.

Samir defendeu a aprovação rápida do projeto quando for enviado ao Legislativo. “A sociedade não aguenta mais. Há famílias que não têm condições nem de tomar banho ou escovar os dentes. A única solução é resolver isso o mais rápido possível. Vou me empenhar como líder da prefeita para aprovar”, afirmou. Segundo ele, a base governista já conta com votos suficientes para aprovar a privatização.

O vereador também comentou sobre o contrato de R$ 21,1 milhões firmado com a Cooperativa de Trabalho e Serviço de Rondonópolis (Coomser) para atender demandas do DAE, principalmente problemas como vazamentos em pontos críticos e a padronização de ligações domiciliares. Ele explicou que o pagamento é feito por medição, conforme os serviços são executados. Para Samir, a melhoria no abastecimento depende do transporte de água da Estação de Tratamento do Pari para o Morro do Urubu, o que ajudaria a amenizar a escassez em alguns bairros.

Questionado sobre a articulação política, Samir disse que mantém diálogo com diferentes parlamentares e citou a aproximação entre os vereadores Bruno Rios e Caio Cordeiro, ambos do PL. “Converso muito com os dois, e eles têm disposição para buscar resultados para a cidade”, afirmou.

Siga o Instagram do VGN:  (CLIQUE AQUI).

Participe do Canal do VGN e fique bem informado:  (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760