O ex-prefeito de Juara (a 690 km de Cuiabá), Priminho Antônio Riva, tio da deputada estadual Janaina Riva (MDB), gravou um vídeo que passou a circular nas redes sociais nesta terça-feira (13.05), em que afirma ter utilizado a conta bancária da esposa para viabilizar caixa 2 e pagar despesas da campanha eleitoral da parlamentar em 2014 — ano em que Janaina foi eleita pela primeira vez para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).
No vídeo, Priminho relata que, à época, trabalhava com o irmão — o ex-deputado José Riva — em atividades de manejo florestal e venda de terrenos. Segundo ele, foi nesse contexto que movimentou, de forma irregular, recursos por meio da conta bancária da esposa, com o objetivo de custear a campanha da sobrinha.
“Vim aqui tratar de um assunto da campanha de 2014 da deputada Janaina. Eu trabalhava com meu irmão tirando madeira de manejo, vendendo terreno, e usei a conta da minha esposa para fazer o caixa 2 da Janaina e pagar contas de campanha”, declarou.
Ainda segundo o ex-prefeito, desde então tenta, sem sucesso, resolver a pendência com o irmão. Alega que a dívida negativou o nome da esposa, que sequer tinha condições de movimentar a referida conta. “Achei que ele [José Riva] fosse resolver no início. Disse que ia acertar. Agora, por fim, disse que não vai pagar. Então venho cobrar os direitos da minha esposa — e os meus também — para resolver isso quanto antes”, reclamou.
A revelação ocorre em meio a um momento delicado para Janaina Riva, cujo nome tem ganhado destaque nas redes sociais devido aos embates públicos com o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, e com o governador Mauro Mendes (União). As trocas de acusações subiram o tom, envolveram familiares e até deram margem a insinuações de corrupção.
Janaina eleita em 2014
Janaina Riva é a única mulher eleita para a 18ª legislatura (2014–2018), quando obteve 48.171 votos. Foi reeleita para a 19ª (2018) e a 20ª legislatura (2022), tornando-se a deputada estadual mais votada nas duas últimas eleições, com 51.546 e 82.124 votos, respectivamente, em todos os 141 municípios do Estado.
Outro lado
A reportagem do entrou em contato com a assessoria da deputada Janaina Riva, que, por meio de nota, informou que as contas de campanha da parlamentar foram aprovadas em 2014 pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) e que ela não possui qualquer pendência com a Justiça Eleitoral.
Ainda segundo a assessoria, Janaina Riva desconhece os motivos que levaram o ex-prefeito a gravar o vídeo 11 anos após o referido pleito.
Leia matéria relacionada - Janaina acusa Mendes de covardia e agressões contra mulheres em embate político: “Sua máscara caiu”
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).