26 de Julho de 2025
26 de Julho de 2025

Editorias

icon-weather
26 de Julho de 2025
lupa
fechar
logo

Polícia Sábado, 26 de Julho de 2025, 08:43 - A | A

Sábado, 26 de Julho de 2025, 08h:43 - A | A

444 GARAFAS FALSIFICADAS

Quatro são presos por venda de bebidas falsificadas no Shopping Popular de Cuiabá

Quatro empresas envolvidas na comercialização ilegal de bebidas alcoólicas no Shopping Popular de Cuiabá

Redação/VGN

Quatro pessoas foram presas em flagrante por crime contra a saúde pública, após a apreensão de 444 garrafas de bebidas alcoólicas destiladas falsificadas ou de origem ilícita, no Shopping Popular de Cuiabá, na manhã dessa sexta-feira (25.07). Dentre os quatro detidos, dois também irão responder por descaminho.

A ação foi realizada pela Polícia Civil, Procon Estadual e pela Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), após denúncia formalizada por esta última.
As investigações identificaram quatro empresas que comercializavam bebidas, principalmente uísque, com fortes indícios de falsificação.

Durante a operação, foram apreendidas 379 garrafas suspeitas de falsificação e outras 65 que haviam sido importadas ilegalmente, caracterizando o crime de descaminho. A mercadoria estava exposta em quatro bancas no interior do centro comercial.

Segundo o delegado Rogério Ferreira, da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), muitas das garrafas apresentavam rótulos e embalagens aparentemente legítimos. No entanto, detalhes como selos de IPI, tampas e invólucros divergiam do padrão das marcas originais.

“Aos olhos de uma pessoa leiga, seria fácil confundir com o produto verdadeiro. No entanto, o reenvase dessas bebidas, normalmente, é feito em ambientes insalubres, sem controle sanitário, e o consumo pode causar desde doenças estomacais até cegueira e morte”, alertou o delegado.

Os responsáveis foram conduzidos à sede da Decon, onde prestaram depoimento e autuados. Eles responderão por crime contra a saúde pública, cuja pena pode chegar a oito anos de prisão e multa, além do crime de descaminho, que prevê pena de até quatro anos de reclusão. (Com assessoria PJC/MT).

Leia também: Foragidos da Justiça são presos durante ação policial

Siga o Instagram do VGN:  (CLIQUE AQUI).

Participe do Canal do VGN e fique bem informado:  (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760