A petroleira britânica British Petroleum (BP) anunciou nesta segunda-feira (04.08) a descoberta de um grande reservatório de petróleo no pré-sal da Bacia de Santos, a 404 km da costa do Rio de Janeiro. É a maior descoberta da empresa em 25 anos, localizada no poço 1-BP-13-SPS, no bloco conhecido como Bumerangue, a 5.855 metros de profundidade.
“Estamos entusiasmados em anunciar esta descoberta significativa em Bumerangue, a maior da BP em 25 anos”, declarou o vice-presidente executivo de Produção e Operações, Gordon Birrell.
A área descoberta possui um reservatório de alta qualidade, com extensão superior a 300 km² — equivalente ao tamanho da cidade de Fortaleza. A empresa busca consolidar um hub de produção no país, reforçando sua presença no pré-sal.
No entanto, análises preliminares indicam altos níveis de dióxido de carbono (CO₂) no reservatório. Segundo a BP, novos testes serão feitos para avaliar o real potencial de exploração.
O ex-presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, alertou que a viabilidade do projeto dependerá do teor de CO₂ encontrado. Ele citou os campos de Libra (com 40% de CO₂, viável) e Júpiter (com 80%, parado). “Vamos torcer para que o gás de Bumerangue esteja mais próximo de Libra que de Júpiter”, escreveu nas redes sociais. Para Prates, a descoberta reafirma a relevância do pré-sal, mas requer estabilidade regulatória e visão estratégica.
A BP Energy detém 100% do bloco, adquirido em leilão da ANP em dezembro de 2022. Pelo contrato de partilha, a empresa repassará 5,9% do óleo excedente à União, por meio da estatal Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA). A próxima campanha de exploração está prevista para 2026, no bloco Tupinambá, também na Bacia de Santos.
Além da exploração de petróleo, a BP atua no Brasil em setores como biocombustíveis, energia solar, gás natural e combustíveis marítimos e para aviação. Também é sócia da Usina Termelétrica GNA II, a maior da América Latina a gás natural, inaugurada em julho com presença do presidente Lula.
Leia também: Flávio apaga vídeo com fala de Bolsonaro em ato no RJ