22 de Maio de 2025
22 de Maio de 2025

Editorias

icon-weather
22 de Maio de 2025
lupa
fechar
logo

Cidades Quarta-feira, 21 de Maio de 2025, 17:00 - A | A

Quarta-feira, 21 de Maio de 2025, 17h:00 - A | A

escassez na segurança

Usuários criticam segurança no terminal de VG mesmo após anúncio de câmeras

De acordo com passageiros, o terminal está abandonado pelo poder público e pela Guarda Municipal

Isadora Sousa / EspecialVGN

Usuários do transporte coletivo do Terminal André Maggi, em Várzea Grande, se queixaram da segurança no local. De acordo com eles, a área está abandonada, com diversos usuários de entorpecentes no ambiente e a visita escassa da Guarda Municipal (GMVG) reforça a insegurança dos usuários do transporte coletivo.

Em entrevista ao na manhã desta quarta-feira (21.05), o estudante Endria França, se queixou da segurança no terminal. “A situação está bem precária, principalmente por parte da Guarda Municipal, eles passam aqui raramente e quando acontece alguma coisa, eles chegam bem depois”, afirmou

Para Gonçalina Pizoto, a Guarda é só um gasto a mais para o poder público, já que segundo ela, não está exercendo um serviço adequado à população.

“Eu acho que hoje, a guarda municipal é só um gasto a mais para os cofres públicos. Se você andar pelo centro de Várzea Grande, é difícil ver uma viatura. Os carros estacionam nas calçadas e os pedestres precisam andar na rua, já que eles não fiscalizam isso”, relatou a tecnóloga.

Gonçalina ainda reclama que os profissionais querem andar armados, sendo que de acordo com ela, não é uma necessidade do cargo.
“Eles agora só querem saber de direitos, não querem mais ser guardas. Querem ter o mesmo direito de um policial, andarem armados, para quê? Eles poderiam fiscalizar melhor o trânsito no município”, concluiu.

Segundo a Coordenadora Regional de Serviços, Ana Paula Morcillo, a equipe do Vigia Mais MT esteve no terminal ontem (20) para instalar a internet e a previsão é que amanhã (22), os aparelhos de videomonitoramento comecem a ser instalados no terminal.

A Prefeitura de Várzea Grande anunciou na última segunda-feira (19), que 23 câmeras de videomonitoramento serão instaladas no Terminal André Maggi. 

As novas câmeras são dos tipos fixas, speed dome (com giro de 360°) e OCR, capazes de fazer a leitura de placas de veículos. Os dispositivos farão parte da rede estadual de videomonitoramento, que já conta com mais de 11 mil câmeras instaladas em 126 municípios de Mato Grosso.

Outro lado 

A reportagem do entrou em contato com a assessoria da Guarda Municipal após denúncia de passageiros do terminal, que pontuaram que o local está abandonado e a presença dos agentes é escasso. Em resposta à redação, a assessoria informou que a Guarda Municipal de Várzea Grande tem intensificado as rondas no terminal de ônibus André Maggi, realizando patrulhamento constante tanto por meio de viaturas e desde segunda-feira (19) com o efetivo a pé dos novos GM’s.

Assessoria guarda municipal

guarda municipal

Guarda Municipal

O patrulhamento a pé permite uma maior proximidade com a população, promovendo contato direto com comerciantes e usuários do terminal, o que contribui significativamente para o aumento da sensação de segurança e o fortalecimento da confiança mútua entre a Guarda Municipal e a comunidade varzeagrandense.

Desde a última segunda-feira, a corporação conta com o reforço de 48 novos agentes, que já estão atuando nas ruas do centro da cidade e também no Cristo Rei. Essa ampliação do efetivo tem permitido intensificar a segurança nesses pontos estratégicos do município, incluindo o terminal de ônibus André Maggi.

Leia também: Monitoramento 24h é implantado no Terminal André Maggi para reduzir vandalismo

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760