24 de Maio de 2025
24 de Maio de 2025

Editorias

icon-weather
24 de Maio de 2025
lupa
fechar
logo

Cidades Sexta-feira, 23 de Maio de 2025, 15:01 - A | A

Sexta-feira, 23 de Maio de 2025, 15h:01 - A | A

previsão para 2026

Sergio Ricardo defende novo ritmo nas obras do BRT: "Não é mais sobre preço, é sobre terminar"

Sergio Ricardo reconheceu que houve falhas generalizadas na condução do projeto

Gislaine Morais & Angelica Gomes/VGN

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCEMT), Sergio Ricardo, afirmou em entrevista à imprensa nesta sexta-feira (23.05) que as obras do Bus Rapid Transit (BRT) em Cuiabá avançaram mais nos últimos quatro meses do que nos 30 meses anteriores, devido ao aumento da fiscalização por parte dos órgãos públicos.

Segundo Sergio, o consórcio responsável pela obra havia executado apenas 18% do projeto até novembro de 2024 — data prevista para a entrega. “No dia da entrega, só tinham feito 18%. Agora, com acompanhamento diário de vereadores, deputados e do Tribunal de Contas, o ritmo mudou. A obra nunca andou tanto como agora”, disse.

Ele reconheceu que houve falhas generalizadas na condução do projeto. “Houve falha na fiscalização, falha na cobrança e na estruturação. Todos os entes falharam. Mas isso já passou. Agora é focar na conclusão da obra".

Viaduto condenado e novo contrato

Sobre a possível demolição do viaduto da avenida Fernando Corrêa, o presidente do TCE afirmou que a estrutura está condenada, mas garantiu que isso não irá interferir no andamento do BRT. “É outro projeto. Isso vai ser resolvido separadamente”

Questionado sobre o motivo de acreditar que a obra será concluída até março de 2026, Sergio Ricardo respondeu: “Eu acredito nas instituições e nas pessoas envolvidas. Hoje, tem gente do Tribunal de Contas na obra todos os dias. A Câmara está presente. Há um esforço coletivo para finalizar”, frisou.

Ele reforçou que, após recomendação do Tribunal de Contas, o Governo do Estado poderá contratar quantas empresas forem necessárias para concluir o projeto. “Não se trata mais de buscar o menor preço. O que importa é terminar a obra. A população não aguenta mais”, destacou o presidente do Tribunal

Impacto das eleições

Sergio Ricardo também descartou que as eleições de 2026 interfiram negativamente no andamento das obras. “A política pode ajudar, motivar os agentes envolvidos. Toda a parte técnica e orçamentária já foi prevista”.

O presidente ainda citou a presença de vereadores nas fiscalizações e destacou a união dos poderes no esforço para concluir a obra: “Temos seis vereadores aqui hoje. Eles ajudam a divulgar a real situação e cobrar soluções”, finalizou o presidente do TCE.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760