14 de Julho de 2025
14 de Julho de 2025

Editorias

icon-weather
14 de Julho de 2025
lupa
fechar
logo

Cidades Domingo, 13 de Julho de 2025, 20:00 - A | A

Domingo, 13 de Julho de 2025, 20h:00 - A | A

internação de pacientes

Saúde de VG atrasa faturas de clínica psiquiátrica e TCE exige explicações

Saúde de VG pode ter que devolver dinheiro por atraso em pagamento, alerta TCE

Lucione Nazareth/VGN

O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) determinou nesta semana que a Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande informe, em até 30 dias, se pagou multas e juros por atraso no pagamento de faturas ao Centro de Promoções Humanas Bom Pastor (Centerbop), responsável pela internação de pacientes com transtornos mentais.

A decisão foi tomada após denúncia recebida pela Ouvidoria do Tribunal, que relatava supostas irregularidades no contrato firmado entre a Prefeitura e o Centerbop. O denunciante apontou problemas como falta de higiene, má alimentação, ausência de equipe técnica e uso de pacientes para cozinhar.

Auditores do TCE fizeram uma vistoria no local em outubro de 2024 e concluíram que as instalações estavam limpas, organizadas e contavam com psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e equipe de enfermagem. Os relatórios de atendimento também estavam em dia.

Apesar disso, a inspeção constatou que a Prefeitura atrasou o pagamento de duas notas fiscais, que somam quase R$ 30 mil, descumprindo o prazo previsto em contrato.

O conselheiro Guilherme Maluf, relator da inspeção, ressaltou que não é da competência do Tribunal de Contas cobrar dívidas ou julgar inadimplências contratuais, mas alertou que eventuais juros e multas pagos com dinheiro público podem gerar prejuízos ao município.

O processo foi arquivado em relação à denúncia, já que não ficou comprovada nenhuma irregularidade grave nos serviços prestados pelo Centerbop. O Tribunal também encaminhou o relatório à Ouvidoria para informar o cidadão que fez a denúncia.

Contudo, se ficar comprovado que houve pagamento de encargos por causa do atraso da Prefeitura de Várzea Grande, o gestor responsável pode ter que ressarcir os cofres públicos, segundo a Súmula nº 1 do TCE.

Outro lado

O entrou em contato com a Secretaria de Saúde de Várzea Grande para obter um posicionamento sobre a situação, mas até o fechamento da matéria não obteve retorno. Espaço segue aberto para manifestações.

Leia também - Justiça autoriza perícia para apurar fraude em projeto cultural de Nobres

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760