26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Quarta-feira, 12 de Dezembro de 2018, 11:44 - A | A

Quarta-feira, 12 de Dezembro de 2018, 11h:44 - A | A

saúde

Senado aprova projeto que inclui fisioterapeuta e terapeuta ocupacional no PSF

Lucione Nazareth/ VG Notícias

 

A Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (12.12) o Projeto de Lei 072/2012 que inclui fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais no Programa Saúde da Família (PSF).

De acordo com a proposta, caberá ao gestor do Sistema Único de Saúde (SUS), de cada Estado e Município, definir a forma de inserção e de participação dos profissionais no PSF, de acordo com as necessidades de saúde da população sob sua responsabilidade.

A autora do projeto, a deputada federal, Gorete Pereira (PR/Ceará), apontou que o PSF é uma das principais ações de saúde pública do país, e que atualmente, as equipes do PSF são formadas por médicos, dentistas, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde, auxiliares de consultório dentário e técnicos em higiene dental, argumentando que a participação de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais dentro das unidades “vai preencher uma lacuna ainda existente na busca por uma atenção integral e de qualidade”.

“Para dar conta da diversidade de problemas com que se deparam as equipes do PSF, entendemos que é preciso incorporar ao Programa outros profissionais além daqueles que integram as equipes mínimas, constituídas por médico, enfermeiro e agentes de saúde. Nesse sentido, a participação de profissionais como o fisioterapeuta e o terapeuta ocupacional dentro do Programa Saúde da Família irá preencher uma lacuna ainda existente na busca por uma atenção integral e de qualidade. A participação desses profissionais irá ampliar e potencializar as ações do PSF, no sentido de dar respostas concretas a uma gama específica de condições que interferem diretamente sobre a saúde e a qualidade de vida e que estão no campo do conhecimento da fisioterapia”, diz trecho extraído da justificativa do projeto.

A matéria segue para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e também deverá ser apreciada pelo Plenário do Senado antes de seguir para a Câmara dos Deputados.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760