23 de Julho de 2024
23 de Julho de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Quinta-feira, 31 de Março de 2022, 08:49 - A | A

Quinta-feira, 31 de Março de 2022, 08h:49 - A | A

ALERTA

Secretário diz governantes precisam ficar atentos às novas variantes da Covid-19

O secretário ainda afirmou que quem classifica em pandemia é a Organização Mundial da Saúde

Gislaine Morais & Kleyton Agostinho/VGN

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, em entrevista à impressa nessa quarta-feira (30.03), considerou irrelevante a decisão do Governo Federal que pretende reconhecer a pandemia da Covid-19 em endemia, e ressaltou que quem classifica não é o Governo e sim a Organização Mundial da Saúde.

Segundo o secretário, a Covid-19 é uma doença que está alastrada no mundo, e trocar de pandemia para endemia não mudaria em nada. “Para mim, é irrelevante, agora o que eu acho relevante é que o Governo Federal, Governo Estadual e os municipais precisam estar atentos, pois existem variantes que estão circulando em países que até já começaram a ter Lockdown de novo”, ponderou.

Gilberto alertou que todos precisam ser vigilantes, mesmo que a situação neste momento seja confortável, com vários municípios que se quer tiveram registros de casos novos nos últimos dias.

Figueiredo ainda destacou que a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) em Mato Grosso está entre as menores do país. O secretário aproveitou para contar que devido a isso, o Estado deve desativar leitos de UTI e enfermaria para liberar os hospitais para que possam acentuar as cirurgias eletivas.

Porém, segundo ele, a avaliação é permanente: “Se o cenário mudar teremos novamente que tomar decisões desconfortáveis, por isso que eu digo à luz das evidências epidemiológicas de cada município os gestores têm que tomar a decisão. Então as decisões que os prefeitos tomam hoje estão alicerçadas nos boletins que mostram ou não as necessidades de tomar as novas medidas, ou de flexibilizar as existentes”, concluiu Gilberto.

Leia também - Mauro assume construção de candidatura e diz que desafio de Emanuel é mais uma mentira

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760