A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou, na última quinta-feira (03.07), um novo aditivo ao contrato de concessão da BR-163 em Mato Grosso, administrada pela concessionária Nova Rota do Oeste S.A.
O destaque do 17º Termo Aditivo é a autorização para a duplicação de 108 quilômetros da rodovia, no trecho entre Várzea Grande e Rosário Oeste — obra aguardada por motoristas, transportadoras e produtores rurais. O objetivo é melhorar o fluxo de caminhões carregados de grãos, carne e outros produtos destinados à exportação.
Ainda neste mês, a Nova Rota do Oeste deve assinar o contrato com a empresa responsável pela duplicação do trecho — cujo nome não foi divulgado. Após a assinatura, a contratada iniciará a elaboração do projeto executivo e a mobilização para o início das obras.
A duplicação será dividida em dois lotes, seguindo modelo similar ao usado na Rodovia dos Imigrantes. O prazo para conclusão do primeiro lote, entre Várzea Grande e Jangada, é de 32 meses a partir do início dos trabalhos.
O valor total da obra ainda será divulgado, mas os recursos já estão garantidos pela concessionária, provenientes da arrecadação do pedágio e de financiamento junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O trecho inicial dos serviços prevê a duplicação de 56,2 km, recuperação da pista existente, construção de três acessos, quatro pontes, um viaduto, uma passarela e dois quilômetros de via marginal em Várzea Grande. Após a ordem de serviço, serão definidas as frentes de trabalho, que ocorrerão simultaneamente nos dois lotes.
Com a duplicação, espera-se maior fluidez no tráfego e redução nos acidentes. No trecho já duplicado entre Diamantino e Nova Mutum, o número de mortes caiu 83%, de 24 em 2023 para 4 no último ano.
Durante as obras, o tráfego na pista atual não deve ser afetado diretamente, mas eventuais interferências serão comunicadas previamente aos motoristas.
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