O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, em entrevista virtual à imprensa, afirmou que o momento é inconveniente para encontrar culpados para aumento no número de casos de Covid-1, em Mato Grosso. “Esse é o momento, que eu diria - não conveniente para ficar buscando culpado - , culpado é o coronavírus! Nem o mundo estava preparado para isso”, afirmou o secretário aos pontuar que desde o início vem alertando à possibilidade: “Eu sempre disse que dias piores virariam que a pandemia chegaria em maior proporção no Estado de Mato Grosso”, disse Gilberto na live da última sexta-feira (10.07).
No período em que alertou sobre o atual colapso no sistema de saúde, Gilberto lembra que o Estado estava em penúltimo lugar, em número de casos do país: “Hoje eu acho que estamos em uma escala ascendente sexto ou quinto, não temos a pior performance do país, mas isso também não é confortável, prevíramos ser o último em numero de casos e número de óbitos”, afirmou.
Ao ser questiona sobre as ações do Estado para conter o avanço da contaminação, Gilberto frisou que enquanto não encontrar uma vacina para o vírus, a única madeira é o isolamento social.
“Qual a única maneira de conter o aumento da infecção no Estado? Isolamento social, são as pessoas que transportam o vírus, são as pessoas que acabam infectando uma as outras, nós não tivemos sucesso nisso até agora, por isso, eu defendo que não adianta ficar no efeito sanfona – fecha, volta fecha, volta fecha, volta – que não gera efeito prático nenhum. E depois que conter, a doença não vai desaparecer do dia para noite”, disse o secretário.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).