A secretária de Educação de Mato Grosso, Marioneide Kliemaschewsk, afirmou que o Governo do Estado estuda uma maneira de amparar os professores interinos que, por conta da pandemia e da suspensão das aulas, não puderam ser contratados. A declaração ocorreu durante entrevista à uma emissora da Capital, nessa quarta-feira (20.05).
“O Governo é sensível sim, está estudando, está analisando uma perspectiva. Vamos verificar nos próximos dias o que deve estar vindo”, disse.
Marioneide não chegou a afirmar qual será o prazo dessa análise, no entanto ela declarou que já nesta semana a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) irá se reunir com representantes do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep) a fim de discutir sobre o assunto.
As aulas na rede estadual de ensino estão suspensas desde o dia 23 de março e permanecem sem previsão de retorno, devido à pandemia do novo coronavírus. Desde então, parte do professores interinos estão sem receber salários.
A secretária afirmou que a Seduc não tem meios legais para oferecer vouchers, nem mesmo realizar a contratação desses profissionais, visto que as aulas estão suspensas por tempo indeterminado.
“Isso é improbidade administrativa de um gestor, realizar um contrato, quando não tem o fato gerador desse contrato, que é o início de aula. [...] Estamos buscando uma saída, mas uma saída que não prejudique o gestor com uma improbidade administrativa e dano ao erário, mediante uma contratação sem fato gerador”, concluiu.
Siga o Instagram do VGN: (CLIQUE AQUI).
Participe do Canal do VGN e fique bem informado: (CLIQUE AQUI).