A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Viação, Obras e Urbanismo, já iniciou o processo de demolição do ginásio de esporte Alibel Ferreira da Silva, popularmente chamado de “Ferreirão”, localizado no bairro Cristo Rei, para construir no local uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA-24 horas).
De acordo com secretário de Viação, Obras e Urbanismo, Luiz Celso de Moraes, a demolição foi uma medida adotada pela administração municipal após vistoria do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de Mato Grosso (CREA/MT), realizada em 19 de novembro de 2015, apontar que a estrutura do ginásio não oferecia condições de segurança e acessibilidade para receber a UPA. “...considerando que a estrutura está completamente comprometida, oferecendo riscos de possível desabamento. Sugerimos que o ginásio seja demolido, e que seja construída outra edificação adequada aos fins que se propõe, com estruturas modernas, eficientes e adaptadas às necessidades da população...”, diz trecho do relatório do CREA/MT.
Segundo o secretário, de posse do laudo e das recomendações, a Prefeitura tomou a decisão de demolir o local. “Estamos tomando todos os cuidados necessários e também de verificar o que pode ser aproveitado de material que faz parte do patrimônio público. Iniciamos um processo de retirada desses bens para então proceder com a demolição”, disse o gestor.
O secretário de Governo, Juarez Toledo Pizza, declarou que no local será edificada uma UPA que atenderá a demanda de saúde da região do Grande Cristo Rei. “O local é estratégico, de fácil acesso a todas as regiões que formam o grande Cristo Rei. A UPA 24 horas tem como finalidade ampliar o atendimento de saúde em Várzea Grande, melhorar a qualidade dos serviços e desafogar as demandas do Pronto-Socorro Municipal”, apontou.
O secretário informou ainda que a administração municipal já está buscando uma área para construção de complexo esportivo no Cristo Rei, para que moradores da região não fiquem sem uma área de lazer. “A partir do momento que o Ferreirão foi condenado, a Prefeitura passou a buscar uma área para abrigar um novo complexo, que será moderno e que com certeza vai atender à população por muitos anos e de forma segura”, assegurou Juarez.
Vale lembrar que o secretário de Saúde de Várzea Grande, Cassius Clay afirmou ao VG Notícias que as obras da Unidade de Pronto Atendimento (Porte I), do bairro Cristo Rei irão iniciar ainda no primeiro semestre deste ano. O prazo de construção é de 18 meses.
A unidade de saúde será construída por meio de convênio assinado entre a Prefeitura e o Ministério da Saúde, no valor de R$ 2,2 milhões.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).