01 de Julho de 2025
01 de Julho de 2025

Editorias

icon-weather
01 de Julho de 2025
lupa
fechar
logo

Cidades Terça-feira, 01 de Julho de 2025, 14:56 - A | A

Terça-feira, 01 de Julho de 2025, 14h:56 - A | A

julho amarelo

Cuiabá registra 120 pacientes em tratamento contra hepatites virais

As hepatites virais, especialmente os tipos B e C, são doenças silenciosas

Redação/VGN

A campanha Julho Amarelo iniciou nesta semana em Cuiabá, com foco na prevenção, no diagnóstico precoce e no tratamento das hepatites virais. Atualmente, 120 pacientes estão em tratamento na rede municipal de saúde, sendo 56 homens e 64 mulheres.

Ao longo do mês, as unidades básicas de saúde da capital promoverão testagens rápidas, vacinação contra a hepatite B, palestras e distribuição de materiais informativos. As ações seguem o calendário nacional de enfrentamento às hepatites virais e culminam no Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho.

As hepatites virais — especialmente os tipos B e C — são doenças silenciosas que, muitas vezes, não apresentam sintomas nas fases iniciais. Isso torna o diagnóstico precoce essencial para o sucesso do tratamento e para a prevenção de complicações, como cirrose e câncer de fígado.

As atividades da campanha incluem testagens rápidas, vacinação, distribuição de materiais informativos e palestras educativas. Confira as principais ações previstas:

05 de julho

• Conscientização sobre hepatites virais e prevenção do câncer de cabeça e pescoço — USF Novo Paraíso 2
• Ação Julho Amarelo — USFs Tijucal, Planalto, Pedra 90 (1 e 2), Santa Amália/Jardim Araçá, CPA 4
• Arraiá da Saúde — Extra Muro Barreiro Branco

12 de julho

• Ação Julho Amarelo — USFs Novo Paraíso 1, Santa Terezinha, Terra Nova/Canjica, Nova Esperança, Ilza Pícolle, João Bosco Pinheiro, Residencial Coxipó 3, Parque Ohara, Parque Cuiabá, Jardim Industriário, além de ação de saúde na USF Coxipó do Ouro.

O objetivo da campanha é conscientizar a população sobre as formas de transmissão — como relações sexuais desprotegidas, contato com sangue contaminado e uso compartilhado de objetos perfurocortantes —, além de incentivar a realização de testes rápidos e divulgar o acesso gratuito ao tratamento por meio do SUS.

Todas as ações são gratuitas e abertas ao público. Os interessados devem procurar a unidade de saúde mais próxima para realizar os testes e receber orientações.

Leia também: Governo de MT afirma que levantamento do Contorno seguiu ordem do TJ

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760