Situada na avenida Couto Magalhães e tradicional em Várzea Grande, a praça Aquidan mudou de nome e se chama Praça Sarita Baracat, em homenagem a primeira prefeita mulher do município.
A alteração do nome foi aprovada pela Câmara de Vereadores de Várzea Grande e sancionada pela Prefeita Lucimar Campos (DEM), em 18 de fevereiro.
A praça foi reformada ao custo de R$ 524.222.81 mil reais e será entregue pela Prefeitura de Várzea Grande nesta quinta-feira (27), às 19h.
Homenagem: Revolucionária em Várzea Grande e no Estado, Sarita ingressou na política em 1957. Concorreu ao cargo de vereadora e foi a mais votada naquela eleição. Em 1966, após desistência do candidato oficial do Partido Arena na campanha para prefeitura, teve, por ser a presidente do partido, que assumir a empreitada. Assim, se tornou a primeira mulher eleita prefeita em Mato Grosso.
Alguns anos depois, em 1978, foi eleita deputada estadual pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), consolidando a trajetória política.
Em 1960, se casou com Emanuel Benedito de Arruda. Tiveram dois filhos, o jornalista Fernando Baracat e o ex-deputado estadual Nico Baracat, que faleceu em um trágico acidente de carro, em 2012. Sarita morreu aos 86 anos de idade, quando teve uma parada cardíaca, em outubro de 2017, em Várzea Grande.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).