Um dos mais antigos pescadores da Colônia Z8 de Santo Antônio de Leverger, João Batista, 70 anos, expressou sua indignação na Assembleia Legislativa contra a proibição da pesca nos rios do Estado de Mato Grosso.
Com 60 anos de experiência como pescador e também como comerciante de pescado, João Batista criticou as iniciativas legislativas do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União).
"O Governo vem falar que o peixe está acabando, mas ele quer nos tirar de lá para ele montar garimpo, PCH [Pequenas Centrais Hidrelétricas]. Ele está acabando com todas as baias de Mato Grosso. Em Santo Antônio do Leverger ele [Mauro] já abriu garimpo em 13 baias, enquanto um pescador se for pego na baía pescando é preso e paga multa. E, por que o governador pode fazer garimpo? Usar mercúrio no garimpo e no rio? Isso que os 16 deputados que estão a favor dele têm que enxergar", exaltou o pescador durante a audiência pública realizada na terça-feira (27.02).
João Batista se pronunciou sobre a nova lei do governador Mauro Mendes, encaminhada à Assembleia, que proíbe o transporte, o armazenamento e a comercialização de 12 espécies de peixes, oriundo da pesca em rios do Estado de Mato Grosso, pelo período de cinco anos, contados a partir de 1 de janeiro de 2024. Ele tentava convencer 16 deputados a não aprovarem o Substitutivo Integral nº 1.
"Ele é safado, depois que foi ao STF ele liberou a pesca aqui. O que adianta ele liberar a pesca e bloquear o peixe, se não podemos pegar? Outra coisa, por mais perseguição que ele está fazendo, ele está orientando os fiscais da Sema a falar para os pescadores que estão indo lá, para não comprar peixe de Santo Antônio, que vai ser tomado. Não estamos conseguindo vender o peixe que está sendo pescado", declarou o pescador.
Contudo, apesar do apelo, 11 deputados votaram a favor e sete foram contrários ao projeto do governador Mauro Mendes na sessão ordinária de quarta-feira (28/02). A proposta segue para sanção governamental. Leia mais: Deputados aprovam nova lei que proíbe pesca de 12 espécies de peixes em MT
Siga o Instagram do VGN: (CLIQUE AQUI).
Participe do Canal do VGN e fique bem informado: (CLIQUE AQUI).