A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) informou nesta sexta-feira (13.04) que protocolou pedido de providências na Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso (CGJ-MT) referente à conduta da juíza da 2ª Vara Criminal de Tangará da Serra (250 km de Cuiabá), Anna Paula Gomes Freitas, que durante audiência, tirou diversas selfies e publicou no stories de seu perfil no Instagram - criticando um advogado por perguntas das quais a magistrada classificou como “idiotas”.
Em uma das fotos, Anna Freitas diz: “Aquela falta de paciência que vai dando quando a audiência é estressante e o advogado começa a fazer pergunta idiota! ”.
Segundo a OAB/MT, o caso causou indignação à advocacia da região, que passou a relatar atitudes semelhantes por parte da mesma magistrada.
Conforme a entidade, as atitudes da magistrada mostram clara violação à Lei Orgânica da Magistratura (Loman) e ao Código de Ética da Magistratura Nacional, que estipula, em seu artigo 1º, que o exercício da magistratura exige conduta compatível seus preceitos, norteando-se pelos princípios da independência, da imparcialidade, do conhecimento e capacitação, da cortesia, da transparência, do segredo profissional, da prudência, da diligência, da integridade profissional e pessoal, da dignidade, da honra e do decoro.
Diante da situação, o presidente da OAB/MT, Leonardo Campos procurou imediatamente a CGJ-MT e informou sobre a conduta de Anna Paula Gomes com objetivo que providências sejam adotadas contra a magistrada. Além disso, a Ordem informou que cópia da representação contra a magistrada será entregue a representantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nos próximos dias.
Siga o Instagram do VGN: (CLIQUE AQUI).
Participe do Canal do VGN e fique bem informado: (CLIQUE AQUI).