Um dia após o Governo do Estado de Mato Grosso decretar estado de emergência zoossanitária por 90 dias devido à detecção do vírus da influenza aviária H5N1 de alta patogenicidade (IAAP) em aves domésticas de subsistência no município de Campinápolis, a 471 km de Cuiabá, a coordenadora de Vigilância Sanitária da cidade, Suelen Cequinel, afirmou que nove pessoas estão sendo monitoradas.
Segundo a coordenadora, as nove pessoas estão sob monitoramento após exposição, direta ou indireta, ao vírus. Dentre elas, duas são consideradas casos suspeitos de contaminação. “Já demos início às investigações. No momento, estamos com nove pessoas sob monitoramento, sendo duas delas classificadas como casos suspeitos. Foi iniciado todo o protocolo e manejo clínico”, afirmou Suelen.
Os casos serão confirmados após a análise das amostras coletadas e, posteriormente, classificados como confirmados ou descartados.
Suelen reforçou ainda que a população deve redobrar os cuidados com a higiene dos alimentos, especialmente no momento do cozimento, quando o vírus se torna inativo, prevenindo a disseminação de diversas doenças.
O foco do vírus no município foi confirmado no último sábado (7), em uma propriedade rural. As medidas de erradicação e as ações de vigilância em um raio de 10 km ao redor do foco foram iniciadas no domingo (8).
Outro lado
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) confirmou os casos e informou que as amostras foram enviadas para análise no Instituto Adolf Lutz, em São Paulo.
Nota SES-MT
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) esclarece que dois casos são considerados suspeitos. A Pasta ainda informa que já foi realizada a coleta de amostras dos pacientes que, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, serão enviadas para análise no Instituto Adolf Lutz, em São Paulo (SP).
Nota Prefeitura de Campinápolis
A coordenadora de Vigilância Sanitária de Campinápolis, Suelen Cequinel, informou que nove pessoas estão sendo monitoradas após exposição a aves diagnosticadas com gripe aviária no município. Dentre elas, duas são consideradas casos suspeitos. Amostras já foram coletadas e os exames aguardam resultado para confirmar ou descartar a infecção em humanos. Suelen destaca que os casos estão concentrados no município e alerta para cuidados com a higiene e o cozimento dos alimentos, essenciais para eliminar o vírus.
Leia matérias relacionadas:
Mapa confirma foco de gripe aviária em Mato Grosso
Governo de MT declara emergência após surto de H5N1
Siga o Instagram do VGN: (CLIQUE AQUI).
Participe do Canal do VGN e fique bem informado: (CLIQUE AQUI).