Moradores dos bairros Costa Verde, Planalto Ipiranga e Paiaguás, em Várzea Grande, denunciaram ao que estão enfrentando recorrentes problemas com a falta de coleta de lixo. Em alguns casos, o caminhão de lixo chega a demorar quase um mês para passar pelas ruas.
No bairro Costa Verde, o morador Gabriel Cristiano relatou que, anteriormente, o caminhão passava às terças, quintas e sábados, mas esse cronograma não está sendo cumprido. Segundo ele, a última coleta foi realizada no dia 12 de abril.
“O dia de passar é terça, quinta e sábado... Tem semana que passa certinho, mas tem ocasiões que demora quase um mês para passar”, afirmou Gabriel, que mora na rua Ranchinho B.
Ficou difícil saber quando colocar o lixo para fora
No bairro Planalto Ipiranga, a situação é semelhante. Como a região é próxima ao Costa Verde, os problemas se repetem. No entanto, os moradores enfrentam um agravante: animais soltos nas ruas.
Sandra, moradora do bairro, contou que desde que a frequência da coleta diminuiu, ficou difícil saber quando colocar o lixo para fora, com receio de que cães e porcos espalhem os resíduos.
“Agora a gente nunca sabe. Às vezes colocamos o lixo de manhã e, quando o caminhão não passa, temos que recolher de novo. Se não, os cachorros e porcos da região rasgam tudo”, desabafou.
No bairro Paiaguás, uma moradora que preferiu não se identificar relatou que ficou três semanas sem coleta. Segundo ela, o caminhão passou apenas no último fim de semana, após dias de acúmulo de lixo e mau cheiro.
“Eles estavam passando em outras ruas, menos na minha. Aqui já estava com mau cheiro e larvas”, reclamou.
Nos últimos meses, a redação do tem recebido com frequência denúncias semelhantes envolvendo a deficiência na coleta de lixo em diversos bairros de Várzea Grande.
Outro lado
A empresa responsável pela coleta de lixo – através da Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana afirmou que os três bairros estão com a coleta em dia. Inclusive, hoje é dia de coleta.
Leia também - Governador assina nesta terça (22) contrato com Hospital Albert Einstein
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).