13 de Maio de 2024
13 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Sábado, 19 de Dezembro de 2015, 12:57 - A | A

Sábado, 19 de Dezembro de 2015, 12h:57 - A | A

Posse

Leonardo Campos assume a Presidência da OAB/MT e promete uma Ordem "implacável" contra a corrupção

A solenidade ocorreu nessa sexta-feira (18.12) em um auditório lotado de autoridades, conselheiros estaduais e federais, advogados e sociedade

Redação com Assessoria OAB/MT

O presidente da OABMT, Maurício Aude, empossou o novo presidente eleito, Leonardo Pio da Silva Campos, diretores da Seccional e da Caixa de Assistência dos Advogados, além de membros do Conselho Seccional para a Gestão 2016/2018. A solenidade ocorreu nessa sexta-feira (18.12) em um auditório lotado de autoridades, conselheiros estaduais e federais, advogados e sociedade.

Foram empossados como vice-presidente da Seccional o advogado Flávio José Ferreira; como secretário-geral, Ulisses Rabaneda dos Santos; secretária-geral adjunta, Gisela Alves Cardoso; e diretor tesoureiro, Flávio Preza Daltro. Também assumiram os conselheiros federais e estaduais.

O advogado Itallo Gustavo de Almeida Leite tomou posse como novo presidente da CAAMT; na vice-presidência assumiu a advogada Xênia Michelle Artmann; Ana Carolina Naves Dias Barchet é a nova secretária-geral, tendo por adjunto o advogado José Luiz de Aguiar Bojikian. A tesouraria da Caixa continuará a ser conduzida por Leonardo de Mesquita Vergani.

Pronunciamentos - O presidente da OABMT traçou sua trajetória em uma carta voltada para a Ordem onde agradeceu aos seus diretores, membros de cada um dos órgãos que integram a instituição, funcionários, seus sócios e família pelo trabalho e apoio recebido nos últimos três anos. “Todos sabem que a eles sou eternamente grato pela força cotidiana, pelo apoio institucional e pela amizade, sejam eles conselheiros federais ou seccionais, presidentes de subseções, presidentes e membros de comissões, ouvidores ou procuradores, presidentes, diretores e membros de seus tribunais e de sua escola. Desejo àqueles que estarão mais próximos de você, OAB, te conduzindo - especialmente ao Presidente Leonardo Campos e sua Diretoria - que tenham serenidade, energia, sabedoria e sensatez.”, pontuou Maurício Aude.

O vice-presidente da OAB nacional, Cláudio Pacheco Prates Lamachia, enfatizou que “neste ato se repete o ritual da democracia. Celebremos o fim de uma gestão e o início de outra. Somos uma OAB de encontro e não de confronto. Ao mesmo tempo em que comemoramos este momento, temos pouco a comemorar pela situação em que o país atravessa. Se estamos aqui a saudar a obrigatoriedade da presença do advogado acompanhar os inquéritos, por exemplo, também estamos dizendo que o Brasil precisa de homens e mulheres preparados com as causas da República, comprometidos em servir a nação e não ser servido por ela. Queremos um novo Brasil e se a OAB nunca faltou à sociedade, não faltará agora, pois continuará bradando contra essa crise ética e moral que se instalou. Para tanto, o Conselho Federal quer contar com o apoio dos conselheiros federais pela OABMT nos próximos três anos. O advogado exerce o múnus público de representar o cidadão, é o protagonista das causas sociais e assim permanecerá. Excelente gestão a todos os eleitos”.

O presidente eleito Leonardo Campos fez um breve histórico da sua vida até ingressar nos quadros da Ordem. “Nada é mais forte que o apoio da família e a vontade de trabalhar. Agradeço a todos pela formação da nossa chapa e agora somos a família OABMT. Quero trabalhar com afinco. Sei que as batalhas não serão fáceis, mas estou preparado para enfrentá-las. Para falar da atuação que pretendo desempenhar à frente da OAB de Mato Grosso é preciso grifar o momento pelo qual passa o país. O Brasil vive uma crise econômica e política, ética e moral. É preciso iniciar um processo inverso. É preciso moralizar. Precisamos resgatar o espírito servidor. Ou seja, a vontade de servir às causas públicas e não de se servir das coisas públicas. A OABMT, nos próximos anos, será intransigente quando o assunto for corrupção”.

Leonardo Campos enfatizou que “quer trabalhar em parceria com a Justiça no intuito de produzir resultados para a advocacia, pois assim estaremos produzindo resultados à sociedade. Nosso papel é de dar efetivo resultado à advocacia. Para tanto, é preciso pactuar uma parceria de respeito em que a Ordem faça cobranças incisivas e a Justiça, com a sensibilidade que requer um julgador, dê a resposta, pois, se houver justiça, tudo funciona: saúde, educação, segurança. A OAB vai cobrar soluções para o VLT, por exemplo. Não podemos pegar R$ 1 bilhão, rasgar e jogar fora. Vamos colocar a Ordem à disposição para debater e discutir o tema defendendo a sociedade. E vamos aplicar com rigor os valores éticos e morais – respaldados pela lei – isto é, aquilo que for de interesse duvidoso (de interesse não republicano) vamos combater; aquilo que for de interesse do coletivo, terá nossa defesa intransigente”.

O presidente eleito para a gestão 2016/2018 informou que a OABMT “procurará todos os poderes constituídos e se colocará à disposição. Pleitearemos assento em todos os conselhos estaduais e municipais. Esta é uma forma de estar presente e representando a sociedade. Vamos convocar também os movimentos sociais (de todos os segmentos) para dialogar dentro da Ordem e – a partir daí – ao identificar os pontos de reivindicação, extrair uma pauta propositiva a Mato Grosso e liderar essas frentes. Quanto ao interior do Estado, vamos cobrar do TJMT que não implemente o PJe em cidades onde aos serviços de internet não são adequados. Vamos nos reunir com as empresas de telefonia e exigir que ofereçam tecnologia para isso”.

Por sua vez, o presidente do TJMT, desembargador Paulo da Cunha, registrou que a “grandeza de uma instituição está nas pessoas que a compõem. A OAB é conhecida e respeitada nacionalmente pelo trabalho desenvolvido. Por isso, peço a todos os advogados que tenham tolerância com os magistrados e a recíproca é verdadeira. Somos homens de boa vontade e podemos alinhavar relações de respeito e cordialidade. Meu maior desejo é que a nova gestão da OABMT contribua com ações concretas para o bem de toda a população. Que ambas as instituições denunciem e combatam os maus profissionais. Que a Seccional se mantenha corajosa; que Leonardo Campos exerça sua tarefa com paixão, antenado com os fatos como foi Maurício Aude, o qual o cumprimento pela eficiente gestão, pessoa digna, sempre aberta. A comunidade mato-grossense lhe agradece”.

Autoridades - Também compuseram o dispositivo de honra o secretário-geral adjunto do Conselho Federal da OAB, Cláudio Stábile Ribeiro; o diretor tesoureiro da OABMT, Cleverson Pintel; o ex-presidente da OABMT, Francisco Faiad; a diretoria na nova Gestão 2016-2018; o presidente do TJMT, desembargador Paulo da Cunha; a presidente do TREMT e ex-presidente da Seccional, desembargadora Maria Helena Póvoas; o promotor de justiça Domingos Sávio Arruda (representando o Ministério Público Estadual); o defensor-geral Djalma Sabo Mendes; o reitor em exercício da Universidade Federal de Mato Grosso, João Carlos de Souza Maia; o procurador-geral do município Rogério Gallo (representando o prefeito de Cuiabá); presidentes das Seccionais da OAB do Rio de Janeiro, do Distrito Federal, assim como das respectivas CAAs; dentre outras autoridades.

Também estavam presentes presidentes de subseções, de comissões temáticas, conselheiros estaduais e federais da atual gestão da OABMT e representantes de poderes estaduais e municipais.

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760