26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Sexta-feira, 09 de Janeiro de 2015, 09:23 - A | A

Sexta-feira, 09 de Janeiro de 2015, 09h:23 - A | A

Lei garante isenção de perícia médica do INSS

Aposentado por invalidez acima de 60 anos não fará exame periódico

O Dia

Os aposentados por invalidez e os pensionistas inválidos do INSS que completarem 60 anos de idade não vão mais precisar fazer perícia médica. A partir de agora, esses segurados estão isentos do exame periódico nas agências da Previdência. A liberação é garantida pela Lei 13.063/14, que foi sancionada, sem vetos, pela presidenta Dilma Rousseff.

Com a nova legislação, a aposentadoria por invalidez se torna permanente a esse grupo, sem que precisem fazer qualquer tipo de perícia.

Inicialmente, todos os segurados aposentados por invalidez, independentemente da idade, eram obrigados a se submeter à perícia médica no INSS para manter o recebimento dos benefícios. Os exames para quem tem menos de 60 anos de idade continuam obrigatórios a cada dois anos. Devem ser feitos até que o médico declare a incapacidade permanente e a aposentadoria se torne definitiva. Assim, o pagamento da aposentadoria por invalidez, sem a necessidade de qualquer tipo de exame, está garantido.

A nova lei que entrou em vigor ressalva que a isenção da perícia não se aplica quando ela tem finalidades de verificar a necessidade de assistência permanente de outra pessoa para o acréscimo de 25% sobre o valor do benefício com fim de contratação de cuidador; verificar a recuperação da capacidade de trabalho, mediante pedido do aposentado que achar estar apto; e ajudar autoridade judiciária na concessão de curatela.

Iniciativa tramitou por quatro anos

A isenção do exame pericial foi proposta no PLS 302/2007 pelo senador Paulo Paim (PT-RS). A proposta foi aprovada pelo Senado em 2010 e confirmada pela Câmara dos Deputados em novembro do ano passado.

Segundo o autor do projeto, a medida tem como objetivo favorecer os idosos com deficiência, que atualmente são submetidos periodicamente a desgastantes perícias médicas no INSS.

A proposta de Paulo Paim altera a Lei 8.213, que trata dos Planos de Benefícios da Previdência de pessoas com necessidades especiais.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760